sábado, 25 de junho de 2011

"Jacarepaguá é Arte" com Grupo de Dança Cia. CADÊ!

Nosso entrevistado desta semana é o grupo de dança da Associação Cultural, Artística e Esportiva CADÊ, que atua na área de Curicica.
A história do grupo iniciou no Núcleo de Arte Silveira Sampaio e depois ganhou força a partir do projeto Circuito de Dança, quando foram selecionados como Ponto de Cultura pela Secretaria de Estado e Cultura, em Agosto de 2010. No núcleo há outras áreas além da dança, porém foi a arte com mais alunos e interessados, hoje 12 alunos fazem parte do grupo.

O Ponto de Cultura Circuito de Dança tem como objetivo permitir aos jovens de Curicica e demais sub-bairros de Jacarepaguá, que tem desejo, talento e condições, uma formação equivalente a um curso de bailarino intérprete, a nível técnico, que se constitua numa oportunidade concreta de terem a Dança como um caminho profissional. Além desta formação, que acontecerá ao longo de três anos, haverá a montagem de espetáculos que serão apresentados em diversos espaços escolares, artísticos e culturais, onde pretendemos compartilhar idéias e criações com pessoas, entidades e grupos de toda a Barra, Recreio e Jacarepaguá.”


“Eu entrei no grupo, claro, com a intenção de fazer dança e me deparei com uma realidade totalmente diferente de tudo que já vivi. O Ponto de Cultura Circuito de Dança, da CADÊ, não é apenas um grupo de dança, nós somos uma família, cada um com seus problemas, porém, todos com um único objetivo,VIVER DA DANÇA.” Gabriel Rodrigues (aluno do Cadê)

O entrevistado revela que, desde o início vem se aprimorando, amadurecendo enquanto desempenho artístico e buscando constituir conhecimento sobre o corpo, o movimento e a relação deste corpo em movimento com o mundo. Desta forma, nos informaram que além das aulas de Dança e Balé Clássico oferecidas, em parceria, pelo Núcleo de Arte Silveira Sampaio, o grupo tem oficinas de várias “disciplinas” específicas da linguagem da Dança e outras mais abrangentes, mas igualmente importantes para a formação de um artista consciente do papel libertador e provocador que a Arte pode exercer. “O grupo, ao longo de três anos, fará oficinas de vários estilos de Dança, além do Balé Clássico e da Dança numa proposta contemporânea, que é a base do trabalho.”


A primeira montagem do grupo é URBE, que esteve em cartaz no Teatro Sesi em Jacarepaguá, estará hoje, 26 de julho, no Center Shopping e pretende circular por muitos outros espaços do bairro. Zezé Lourenço afirma que é um trabalho coreográfico que repensa o cotidiano das grandes cidades sob o ponto de vista do ser humano que existe e resiste em cada um. Seu objetivo é reviver com a platéia sensações esquecidas e abafadas por uma rotina urbana caótica e louca que padroniza e transforma tudo em mercadoria. Sua duração é de cinquenta minutos, mas pode ser fragmentada em função das diferentes necessidades de cada situação. “A apresentação é seguida de debate, onde pretendemos recuperar e repensar com a platéia a proposta estética desenvolvida. Oferecemos, portanto, um momento de troca e reflexão sobre a realidade dos grandes centros urbanos a escolas, equipamentos culturais, sociais e onde houver pessoas interessadas em uma experiência estética voltada para a discussão da realidade em que vivemos.”

Zezé Lourenço, umas das profissionais que atua com o grupo junto a Claudia Lacca e Beth Ferreira, afirma que muitas conquistas vieram após o reconhecimento da Secretaria. “Estamos muito felizes com as parcerias que estão surgindo e com as possibilidades de troca e crescimento que proporcionarão: com o Teatro SESI, o Ponto de Cultura Camarim das Artes, com o próprio Shopping e com o Museu Bispo do Rosário que tem um trabalho artístico e cultural muito interessante.

Para o futuro os alunos e profissionais esperam que o grupo se torne profissional e, de alguma forma, retribua para a comunidade de Curicica.
Marcos Paulo, um dos alunos, afirma seu desejo de que o grupo crie novos trabalhos, leve conhecimento e desperte a busca pela informação. Além disso, demonstra seu entusiasmo em continuar: “Começamos a pouco tempo nossas apresentações e tem sido muito boa a recepção do público fora do nosso do ponto de cultura, por sermos um grupo novo pra ele e por levarmos (acredito) um espetáculo com idéias e temas diferentes dos demais grupos. Quando ouvem falar do espetáculo e sentem curiosidade, muitos já perguntam: O que é esse espetáculo? Fala sobre o que?  - E isso se torna ainda mais claro quando nos falam empolgados das partes que mais gostaram e se identificaram. A princípio temos nos apresentado no teatro SESI Jacarepaguá. Ainda estamos começando a visitar alguns espaços e público adjacentes de Jacarepaguá onde o retorno tem sido bom. A gente espera conseguir conquistar esse e os demais bairros da cidade através do nosso trabalho.”


Para aqueles que pretendem se enveredar por esta área, o grupo aconselha que: “É muito difícil furar o bloqueio do circuito profissional da Arte. É preciso muita certeza do que quer para conseguir “remar contra a maré” e resistir às pressões da realidade de quem não tem uma condição financeira favorável e precisa trabalhar cedo para ajudar no orçamento familiar.”

Maiores informações e contato:
Zezé Lourenço
9738-4349
Coordenação do Ponto de Cultura Circuito de Dança

Nenhum comentário:

Postar um comentário