Espaço Cultural Escola SESC apresenta:
TEATRO NA CONTRAMÃO é uma mostra da cena do menos, fora dos padrões mercadológicos e dos poderes do gosto constituído. Reunindo grupos, companhias e atores premiados, diretores emergentes, cenas instigantes e ilustres desconhecidos. Todos realizando encenações que respeitam a inteligência do público. Uma programação rigorosamente selecionada para compor um painel da diversidade cênica.
A programação da quarta edição da Mostra Teatro na Contramão reúne vários motivos para comemoração! Já estão confirmadas as participações dos grupos Teatro Torto (RS) e Cia Teatro Mosaico (MT), integrantes do Palco Giratório no ano em que o projeto completa 15 anos. O grupo matogrossense apresenta o seu espetáculo Anjo Negro no ano de centenário do autor Nelson Rodrigues. Na contramão de um teatro comercial será realizada a estreia da Cia. do Latão (SP), com o espetáculo Patrão Cordial e oficina como ação formativa, comemorando os 15 anos do grupo. O premiadíssimo espetáculo O Filho Eterno fará parte da programação no ano em que a Cia Atores de Laura (RJ) comemora os seus 20 anos. A exposição Farnese de Andrade e os Ex-Votos - Liturgia Contemporânea ficará em cartaz no Museu Casa do Pontal, no Recreio dos Bandeirantes, com 13 obras do artista plástico mineiro. Na Mostra Teatro na Contramão, será apresentado Farnese de Saudade, com direção de Celina Sodré, ao mesmo tempo que será realizada essa exposição que tem como foco os objetos criados pelo artista, assim como o espetáculo. No dia do espetáculo, será realizada uma Vivência Cultural proporcionando aos espectadores uma ida ao museu antes de assistirem Farnese de Saudade. Na verdade a Mostra Teatro na Contramão está mesmo é na mão dos acontecimentos culturais da cidade.
A Mostra Teatro na Contramão acontecerá no período de 06 a 17 de agosto com apresentações gratuitas de 10 espetáculos com companhias teatrais de diversas cidades brasileiras e oficinas no Espaço Cultural Escola SESC. Já estão abertas as inscrições das oficinas! Inscreva-se já!
06 a 10 e de 13 a 17/08 das 16h às 18h
OFICINA DE CRÍTICA TEATRAL COM DINAH CESARE
A oficina abordará a crítica teatral por meio de duas perspectivas. Uma diz respeito ao pensamento do contemporâneo entendido como uma temporalidade singular que agrega outros tempos, criando um problema para as concepções de linearidade e para a noção de um presente puro determinado por um “aqui e agora”. A outra importante questão se desdobrará das noções de espectador e de compartilhamento presentes nas discussões do filósofo Jacques Rancière. Neste aspecto a crítica teatral, assim como a obra de arte, é compreendida como expressão política consistente no regime estético denominado pelo filósofo. O que se abre como campo de visão diz respeito à própria materialidade das obras e às perguntas que a crítica se faz por meio do contato com elas: como pensar a questão da genialidade e do gosto? Como construir uma reflexão estética diferenciada da racionalidade? Como superar o ideal acerca do entendimento das obras teatrais?
TODOS OS PARTICIPANTES DA OFICINA DEVEM ASSISTIR AOS ESPETÁCULOS.
Carga horária: 2 horas diárias
Classificação Etária: 16 anos
Ministrantes: Dinah Cesare
Dinah é Doutoranda em Artes Visuais na Escola de Belas Artes da UFRJ, Mestra em Artes Cênicas e Bacharel em Teoria do Teatro pela UNIRIO. Idealizadora e sócia colaboradora da Revista Questão de Crítica. Colaboradora artística do Instituto do Ator dirigido por Celina Sodré. Professora de Treinamento físico para atores. Arte educadora Escolinha de Arte do Brasil RJ. Terapeuta artística atuante no CAPS ad Mané Garrincha – Saúde Mental. Professora especializada na Pedagogia Waldorf - Escola Rudolf Steiner SP
06/08 das 10h30 às 17h30 (1h de intervalo para almoço)
OFICINA COM A CIA DO LATÃO (SP)
A Companhia do Latão realiza oficina sobre o trabalho com teatro épico/dialético e o processo criativo do grupo. Serão abordados também temas relacionados à pesquisa de sua nova peça, O Patrão Cordial, que trata das formas contemporâneas da relação de trabalho no campo no Brasil. A oficina é direcionada a profissionais e estudantes de teatro e interessados em geral.
Carga horária: 7 horas
Classificação Etária: 18 anos
Ministrantes: Sérgio de Carvalho
Sérgio de Carvalho é dramaturgo e encenador da Companhia do Latão e também pesquisador e professor de Dramaturgia e Crítica na Universidade de São Paulo. A Companhia do Latão é um grupo teatral de São Paulo interessado na reflexão crítica sobre a sociedade atual. Criada há 15 anos, o trabalho da companhia inclui espetáculos, atividades pedagógicas, a edição da revista de teatro "Vintém" e do jornal de artes "Traulito", bem como uma série de experimentos artísticos.
Todas as oficinas acontecem no Espaço Cultural Escola SESC.
Faça suas inscrições pelo email (assessoriadeculturaesem @gmail.com) ou telefone (3214- 7404)!
Nenhum comentário:
Postar um comentário