terça-feira, 20 de julho de 2010

Assessoria de Cultura na Escola Sesc de Ensino Médio

Semana passada, o Jacarepaguá Cultural foi conhecer mais de perto a Escola Sesc que abriga a Escola, o Teatro Sesc, diversos projetos e atividades culturais.
A recepção foi feita pela equipe de produção e, Sidnei Cruz, assessor de Cultura da Escola SESC de Ensino Médio, nos deu um panorama mais geral do Espaço que cada vez mais se caracteriza como um Centro Cultural.
"Programar um centro cultural é praticar pensamentos sobre o mundo." (Sidnei Cruz)

A Escola Sesc existe desde 2008 na Avenida Ayrton Senna, 5677, próximo ao Via Parque. O espaço, além do projeto educacional, abriga um Teatro de capacidade para 600 lugares e a Assessoria de Cultura com projetos especiais em diversas áreas da cultura. Apesar de se estabelecer dentro de uma Escola, seus projetos são direcionados a ambos públicos, interno e externo.
A área interna, de onde se encontra o setor de cultura, conta com o Teatro, Foyer de exposições, Mezanino com o Canto Poético, andar de Cursos e Laboratórios, Incubadora Cultural e em construção, a Sala de Textos e Dramaturgia e um Café.

O Teatro recebe diversas manifestações artísticas, conta com infraestrutura para receber pequenos e grandes espetáculos, também funcionam as sessões de cinema e é utilizado como espaço de ensaios para grupos e artistas nos cursos e laboratórios.


O Foyer está sendo adaptado para recebe exposições temporárias, já recebeu uma anteriormente e em breve terá nova programação.


O Canto poético conta com um espaço muito agradável para relaxar, ter contato diferentes estilos, técnicas e produções literárias que normalmente não são encontradas em bibliotecas, formando, assim, um local de arte idiossincrática, isto é, um núcleo de cultura marginal. Além disso, busca desenvolver atividades que envolvam as mais diversas artes (música, artes plásticas, fotografia, teatro, dança, cinema) num diálogo com a arte literária, transformando-se, desta forma, em um espaço multidisciplinar. Para ter contato, basta ter interesse e visitar.

 

Os cursos e laboratórios atuais são as oficinas de Ciranda e Crítica Teatral, porém convém entrar em contato com a Assessoria para mais informações de cursos.
A Incubadora Cultural está voltada a desenvolver projetos na comunidade e na escola.

"Não se fabrica espectadores, se constroi o pertencimento." (Sidnei Cruz)
Um dos objetivos da Assessoria atualmente é formar o Clube dos Espectadores, depois de pesquisas por bairros, comunidades, escolas e com moradores da região, está sendo desenvolvido um banco de dados para criar a carteira dos participantes.
Todo participante receberá uma carteira e através dela terá acesso livre a diversas atividades, não só de fruição, como formação, não só aos produtos de espetáculos e palestras, como também de processos e atividades especiais.

Além das ações culturais e espaço de utilização, a Assessoria desenvolve projetos cada mês, a fim de criar o hábito de regularidade de programação;
Março - ALEGRES TRÓPICOS, bandas tocam aos sábados de Março com um repertório mais dançante, de movimento, dança, sensualidade, trocas culturais. Exemplo: Caixa Preta, Songoro cosongo, etc.
Abril - POÉTICA, as segundas-feiras, com a união de teatro, música, cinema e literatura no viés de palavra cantada, desde hiphop a cordel, Exemplo: BNegão, Chacal, etc.
Maio - DANSER, projeto de dança para atrair os grupos de dança da região, dança experimental, vanguarda.
Junho - Projetos pontuais diferenciados.
Julho - Composta por vários laboratórios, montagem, circo, dramaturgia, dança, poesia, ritmo.
Agosto - TEATRO DE CONTRAMÃO, mostra de teatro de grupos de fora, grupos jovens, experimentais, emergentes, fora do esquema tradicional, busca a descontinuidade da cena, um espectador com olhar de iniciado mais do que iniciante, temas mais ousados.
Setembro - ALDEYA YACAREPAGUÁ, para desenvolvimento local, abre espaços para inscrições poesia, teatro, dança, gastronomia, música, ambiente de troca e diversidade.
Outubro - FESTA, projeto de juventude, universidade e educação onde os estagiários exercitam execução, realização e planejamento de um projeto.
Novembro - Mostra de teatro PALCO GIRATÓRIO.

Portanto, você mora em Jacarepaguá e ainda não visitou o Teatro Sesc? Há diversos motivos para isso, seja pela arte que mais tem afinidade, seja pela programação completamente gratuita ou apenas para conhecê-lo. Para mais informações sobre programação, geral, Clube do Espectador e Cursos: 
3214-7404
assessoriadeculturaesem@gmail.com 
@teatroesc_sesc

Nenhum comentário:

Postar um comentário