quinta-feira, 21 de outubro de 2010

O que é o Jacarepaguá Cultural?


Esse post era pra ter sido no início, quando o blog surgiu. Porém nunca é tarde pra explicar mais ou menos aos leitores do que se trata e como cada um pode contribuir.
Jacarepaguá Cultural partiu de uma necessidade pessoal de uma moradora e produtora cultural da Região de Jacarepaguá.


O blog surgiu em Abril como uma proposta de canalizar para um espaço todas as informações culturais captadas do bairro. Atualmente, os três eixos principais são: Cultura em Geral (posts sobre cultura e novidades na área); Espaços de Cultura (visitas, informações e projetos) e Programação Cultural (às sextas-feiras). Todos essas postagens estão linkadas com marcadores do lado direito. Além disso, há abas com breve Histórico, Cursos e Oficinas, Estatísticas, Lazer e Contatos, acima das postagens.

Este projeto surgiu da observação do problema de contato e busca dos próprios moradores e Espaços de Cultura. Como muitos locais são novos, ainda há pouco reconhecimento, divulgação não tão efetiva e também, baixa procura por eventos ou projetos no bairro. Principalmente, devido a grande credibilidade de outras regiões como Centro e Zona Sul. Com o blog pretendemos informar cada vez mais sobre alternativas mais próximas e, em sua maioria, mais baratas. Possibilitar assim maior convívio com nossos equipamentos e artistas.

A idéia é que cada vez mais este blog cresça, informe, produza, discuta e que vocês leitores se tornem também colaboradores dessa ação, isto é para ser uma plataforma de fomento e cooperação. Em breve, pretendemos ampliar e novas idéias irão surgir, por isso abaixo temos algumas formas de cadastros, enviem e aguardem.

Para ser um colaborador

As áreas da subprefeitura de Jacarepaguá são Anil, Cidade de Deus, Curicica, Freguesia, Gardênia Azul, Itanhangá, Pechincha, Praça Seca, Rio das Pedras, Tanque, Taquara e Vila Valqueire. Ou seja, são muitos bairros e poucos informantes.
Você que mora ou atua em qualquer uma dessas regiões e quer (sem compromisso) nos enviar programações, projetos ou espaços e/ou alguma informação cultural que considere pertinente a região, teremos o prazer em divulgar:
Assunto: Colaborador + Nome do Bairro
Mensagem com nome e telefone.

Artista ou grupo

Estamos cadastrando grupos e artistas dos subbairros, música, teatro, dança, artes plásticas, circo, qualquer outra área cultural:
Assunto: Cadastro + Nome do artista ou grupo
Mensagem com nome e telefone.

Espaços de cultura que não estão citados no blog

Assunto: Cadastro + Espaço de Cultura
Mensagem com nome e telefone.

Profissionais de Jacarepaguá

Áreas como fotografia, comunicação, jornalismo, produção cultural, publicidade.
Assunto: Cadastro + Atuação
Mensagem com nome e telefone.

Dúvidas, sugestões podem também ser enviadas para este email. 

Caso queira nos seguir no twitter: @jacarepaguacult
No nosso próprio blog: do lado direito em seguidores
No facebook: 

Divulgue essa plataforma você também!

Um comentário:

  1. Olá, sou de Jacarepaguá, desenhista e quadrinhista, e gostaria de divulgar meu novo projeto online, o Prancheta Suja.

    Lá disponibilizarei meus quadrinhos e cartuns.

    http://pranchetasuja.tumblr.com/

    Obrigado pela atenção!

    ResponderExcluir