segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Renascer de Jacarepaguá - Você conhece?

"Na fonte da vida eu vou me banhar
Berço das águas vem saciar
A minha sede é tremenda para a vitória chegar
Sou Renascer de Jacarepaguá"

Essa semana o Jacarepaguá Cultural conheceu melhor a Renascer de Jacarepaguá, localizada na Avenida Nelson Cardoso, 82 - Largo do Tanque. O entrevistado foi o simpático senhor Wilson (setor de patrimônio), que nos deu algumas informações da Escola, atividades e projetos.


"Aqui é uma família mesmo, funcionamos de segunda a segunda, o presidente, por exemplo, está sempre comparecendo."

A Escola é remanescente do bloco carnavalesco Bafo do Bode, 1959 e a fundação como Escola ocorreu em Agosto de 1992. Iniciou como um espaço pequeno e atualmente já conta com uma área bem estruturada e bem localizada.
Hoje a programação se divide em ensaios as sextas-feiras, feijoada no último sábado do mês, projetos de ginástica a idosos, capoeira e instrumental todos os dias (alguns alunos já fazem parte da Bateria). Porém devido ao fim de ano, esses projetos, para quem tem interesse, reiniciam no ano que vem, janeiro, gratuitamente ou a baixo custo. Todos podem opinar e dar sugestões de projetos a Escola, assim como visitar, o Jacarepaguá Cultural foi muito bem recebido.

A divulgação da Escola acontece principalmente por filipeta, jornais de grande circulação, cartazes e boca a boca, na comunidade muitos ingressos são distribuídos, pois o principal intuito é garantir a participação e não a arrecadação. Os ingressos são vendidos ainda a preços populares, mesmo no dia de evento. 

Para 2011, a escola confirmou a permanência do carnavalesco Paulo Barros, que passará para a comissão de carnaval da escola, formada também por Gustavo Melo, Tatiana de Mello, Alexandre Brites e Jorge Maciel. Paulo Barros indicou o carnavalesco Edson Pereira, que irá desenvolver o carnaval. Além disso, Patrícia Nery é a nova rainha de bateria. Segundo o presidente da agremiação Antônio Carlos Salomão, a rainha atende um dos requisitos básicos da nova filosofia de trabalho: ser da região. “ Esse foi um dos fatores determinante para a escolha da Patrícia, pois teremos uma rainha presente nos eventos e ensaios da escola”- disse Salomão.

Novamente, as águas vieram como tema do carnaval, com o enredo "As águas de março", a Renascer será a 2° escola a desfilar no sábado de carnaval. A escola, que vai entrar na avenida com 1.700 componentes, 23 alas e cinco alegorias, levará para a Sapucaí a história das cidades paulistas que fazem parte do Circuito das Águas.


Histórico: Com pouco tempo no grupo das escolas do acesso, a agremiação conseguiu duas promoções seguidas, alcançando em 2004 uma vaga no grupo de acesso A.
Sua estreia no Grupo de Acesso foi considerada boa, apresentando bons carnavais desenvolvidos por Lane Santana.
No desfile de 2008 a escola convidou a atriz Nívea Stelmann para ocupar o posto de rainha de bateria. A escola alcançou nesse ano a quarta colocação, atrás da campeã Império Serrano e das co-irmãs Rocinha e Santa Cruz.
Em 2009, com o enredo sobre os meios de transporte denominado Como Vai, Vai bem? Veio a Pé ou de Trem? dos carnavalescos Paulo Barros e Paulo Menezes a escola de Jacarepaguá, surpreendeu com o vice-campeonato do Grupo de Acesso A. Perdeu o título por apenas sete décimos para a campeã União da Ilha.
No ano de 2010 com um enredo denominado Aquaticopólis, a escola mais uma vez chamou a atenção para o seu desfile, confirmando a boa fase em que se encontra, já que pelas notas dos jurados a escola ficaria mais uma vez com o vice-campeonato, a um passo de subir para a elite do carnaval carioca. Porém, problemas com o regulamento, especialmente na comissão de frente, retiraram-lhe pontos preciosos, o que acabou por interferir no resultado. A escola terminou a apuração em oitava posição.

Renascer 13/02 RioTur

Obs.:Dia 04 de janeiro acontece o primeiro ensaio na rua. A Escola faz parte atualmente do Grupo de Acesso Segunda Divisão. 


Mais informações:

http://bateriarenascer.blogspot.com/
Tel.: 2423-2530
Contatos para shows:
mestrepaulaojpa@gmail.com

Fontes:
http://carnavaldeavenida.blogspot.com/
http://pt.wikipedia.org/wiki/

Nenhum comentário:

Postar um comentário