quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Centro Cultural Capoeira Cidadã

Esta semana o Espaço entrevistado foi a Ong Capoeira Cidadã, Gisele Rodrigues da área de Comunicação apresentou projetos, local e o histórico. 
A Ong existe desde 2009 na Rua Francisca Sales, 25, a partir de um projeto do Mestre de Capoeira Valter Fernandes (Mestre Curumin), que já realizava um trabalho nesta direção. Inicialmente apenas atendia com o projeto Capoeira Cidadã, mas este ano expandirá com o projeto "Quero Ver Pegar".
"A motivação fundamental do Projeto Capoeira Cidadã vem da constatação de duas situações similares e, ao mesmo tempo, paradoxais. Tanto a Capoeira, arte genuinamente brasileira, quanto os jovens de baixa renda sofrem com a falta de incentivos e estrutura para se desenvolver. Porém, se bem assistidos, crescerão e poderão produzir e representar um novo Brasil."


O projeto CAPOEIRA CIDADÃ atende cerca de 80 crianças e adolescentes de 07 a 19 anos, moradoras da Cidade de Deus e adjacências, matriculadas na rede pública de ensino. A cada ano os alunos são reavaliados e havendo novas vagas, novos alunos são solicitados em escolas públicas. 
Cada aula oferecida tem um conteúdo específico para cada turma, que são divididas por faixa etária (Carrapetas: 7 a 11 anos e Katingueles:12 a 19 anos), que além de ensinar a atividade, estará sempre buscando passar valores de paz e respeito ao próximo, sem promover competição ou exclusão, mas sim cooperação e inclusão.
Todos os beneficiários passam pelas atividades básicas: Capoeira, Artesanato, Apoio educacional e Vídeo-aula, com uma carga-horária semanal de 6 horas. As atividades trabalham em sinergia, uma estimulando a outra, com um planejamento interligado.
Atividades extras como palestras, as aulas de Reforço Escolar, Cursos Profissionalizantes de Artesanato e Informática, são realizadas em horários alternativos, sem comprometer a atividade escolar. Muitos alunos já conseguem vender seu trabalho e estão há anos junto com o projeto.

O novo projeto Quero ver Pegar, apoiado pelo Iphan, leva cultura imaterial as escolas, dança, percussão, maculele, samba de roda, jongo, entre tantas. Com palestras, apresentações, trabalhos nas salas de aulas busca fomentar o interesse na cultura brasileira popular. Os mantenedores da cultura serão os próprios alunos, repassando as escolas que já estudam o projeto, garantindo mais responsabilidade e espírito colaborativo. Atingir a priori os colégios da redondeza e depois expandir.
A grande motivação deste projeto fica declarada nesta frase de Gisele, "Capoeira é um jogo? luta? é dança? é isso ai tudo junto e não é só isso, não é só dar pernada. Muitos não vem a capoeira como o universo que é."

Este ano também foram contemplados com equipamentos de cinema do edital Cine Mais parceria MINC e Secretaria de Estado e Cultura, conseguindo assim trabalhar mais uma atividade nos projetos e permitir a exibição de filmes.


Para todos que tenham interesse no universo da Capoeira, leia-se todas as atividades mencionadas, trabalho social e queiram conhecer o espaço, vale a pena participar de uma roda, conversar e quem sabe se inscrever nas vagas para particulares que o Capoeira Cidadã oferece. 

CENTRO CULTURAL CAPOEIRA CIDADÃ
Endereço: Rua Francisca Sales, 25. Freguesia, Jacarepaguá. Rio de Janeiro - RJ
E-mail: contato@capoeiracidada.org.br
http://www.capoeiracidada.org.br/palco.html
Telefones: 55 (21) 2424-5398
Valter Fernandes: +55 (21) 7821-0311 / Rita Moraes: +55 (21) 7896-0012

Nenhum comentário:

Postar um comentário