sexta-feira, 10 de junho de 2011

"Jacarepaguá é Arte" com o fotógrafo Thiago Britto!

O entrevistado de hoje é Thiago Britto, 22 anos, morador da Freguesia, natural de Recife, ator profissional e formado em produção audiovisual pela Estácio de Sá. 

“Trabalho com teatro, vídeo, artes gráficas, produção... Tudo que tem um pouco de arte estou me jogando para executar e aprender.”


Porém, apesar de realizar trabalhos com diversas áreas artísticas, deixa claro que seu objetivo é ser ator e diretor de arte. Mas afirma que atualmente a fotografia tem sido a área que mais ofereceu oportunidades e retorno. 

Espetáculo Garotos
A fotografia surgiu em um momento que Thiago passava por dificuldades e, por convite de um amigo, com uma máquina digital Sony automática, começou a clicar para um site. A idéia de fotografar profissionalmente foi crescendo, bem como a necessidade de se aperfeiçoar.
“comprei uma d90 da Nikon, porém me senti um cego, pois nem sabia onde ligava a câmera. Alguns amigos que já atuavam na área me explicaram, porém tava sem dinheiro para fazer um curso que pudesse me explicar como eu utilizava meu equipamento. Então pesquisei tutoriais na internet e pesquisando fui aprendendo. Esse ano que conseguir me matricular no curso de fotografia no Senac onde estou cursando e aprendendo e aperfeiçoando várias coisas que tinha descoberto por mim mesmo e outras coisas pelos tutoriais.”

O Grito

Quando perguntado sobre inspirações, revelou: “Eu gosto muito de arte, não vejo trabalhando em outra área que não seja com arte, gosto muito do norueguês Edward Munch, que transita por ali na linha do Van Gogh, e tem em um dos seus principais trabalhos o quadro O GRITO. Uma imagem meio distorcida com movimento, pra mim inspira movimento, continuidade... e como a fotografia antigamente era feita por quadros, desenhos, essa imagem me marca muito. Depois pude conhecer uns trabalhos de sites, muito da linha que curto e da linha européia de fotos, que são o IHate Flash e o pessoal da Party Busters. Curto muito o trabalho deles e tento sempre pesquisar coisas novas, efeitos, conceitos para sempre aplicar e construir meu próprio estilo.”

Atualmente, principalmente pelo estilo, Thiago está desenvolvendo mais trabalhos e recebendo ótimo feedback em festas da zona sul como Boho, Prafrentex a festa, festa UP, Virada a festa, Sunday Spice, recentemente também fez a estréia da série no Multishow, Os Figuras. “O desenvolvimento está bem legal, atualmente tenho fotos publicadas do Seu Jorge, Dado Dolabela, Natália Dill, Thiago De Los Reyes, Bernardo Mendes, no site Ego e essa semana publicaram uma foto da festa BOHO na revista Veja Rio. E cada vez mais tento, corro atrás pra aperfeiçoar mais para ter melhores rendimentos, estou muito feliz com o que estou conseguindo conquistar.Trabalho também com a festa Chá da Alice, onde faço o personagem Chapeleiro Maluco, no ano passado fiz participação na Malhação ID e sigo correndo atrás também para conseguir uma oportunidade maneira de um trabalho na tv.” 

Foto publicada no site Ego
Seu Jorge, Bernardo Mendes e Giordanna Forte
No entanto, deixa claro seu interesse em expandir, divulgar e garantir espaço também em Jacarepaguá. “Infelizmente ainda não pude fotografar aqui em Jacarepaguá, as pessoas não conhecem meu trabalho ainda e por isso fica complicado de negociar para fechar eventos e festas por aqui. Porém estou correndo para conseguir ter trabalhos aqui também.”

Festa PraFrentex
Para o futuro afirma o desejo de uma pós em artes visuais e mestrado em linguagens, visando unificar vídeo, design e fotografia, expandir contatos profissionais, fotografar em novas festas, trabalhar em cima da própria identidade visual. “Assim como atuar e tocar uns projetos de direção de arte, que curto muito.”

Para aqueles que pretendem se enveredar por esta área dá um recado: “Foco, realmente saber o que você quer, estudar da sua melhor forma... eu não tinha dinheiro para fazer curso bom, estudei pela net e depois que tive dinheiro, fui fazer um curso maneiro. Atualmente o mundo é feito pelos espertos, mas na minha ideologia não seriam os espertos, mas sim os criativos, que transformam o mundo da sua forma com seus recursos.” 



Mais do trabalho deste jovem fotógrafo em:
Facebook: Thiago Britto
thiagobrito_pe@hotmail.com
Serviços: festas de aniversários, shows, book externo, eventos, peças de teatro.

2 comentários: