quinta-feira, 8 de setembro de 2011

"Jacarepaguá é Arte" com Patrick da Cia Atores de Mar'!


Patrick Moraes, 21 anos, morador do Pechincha, Jacarepaguá, é ator, diretor e professor de teatro. Além de um dos fundadores da Cia Atores de Mar´.

“Iniciei minha carreira em 2002, atuando no espetáculo infantil “O Casaco Encantado”. Na época, Mar´Junior dirigiu e era um personagem pequeno, com pouquíssimas falas. Foi minha primeira experiência na arte e já foi muito satisfatória. Assim, passei a ser assistente de direção do Mar´Junior em diversos espetáculos e atuei em alguns, adquirindo a experiência na prática, no trabalho mesmo. Hoje, sou preparado para qualquer personagem, qualquer desafio, graças a esses espetáculos que participei.”

Escola Municipal Mal Mascarenhas de Moraes
A escolha do teatro, por Patrick, se deve primeiramente pelo gosto de fazer. Além também da resposta imediata que tem da platéia. “Você notar que pessoas estão ali, assistindo a um trabalho seu e perceber na mesma hora a reação é magnífico.
O teatro ajuda muito no desenvolvimento do ser humano. E nada melhor do que você ver o seu aluno chegar à primeira aula todo tímido, com cabeça baixa, falando pouco e em alguns meses esse mesmo aluno está mais desinibido. A sensação é maravilhosa. É um grande orgulho.”


Já a Cia Atores de Mar´ foi criada em 2002, com a montagem de um espetáculo infantil. De lá para cá, diversos espetáculos foram realizados.
Em 2004, foi criada a Escola de Teatro da Cia Atores de Mar´ com o intuito de aproveitar os alunos em espetáculos profissionais. São alunos que se encaixam na metodologia e são moldados pelos profissionais da Cia.
Em 2010, foi fundada a Alpha – Associação das Artes e Cultura, uma organização não governamental, com o objetivo de realizar alguns projetos sociais para pessoas que não podem ter acesso à cultura, esporte e outras áreas. “Um de nossos projetos é a Escola de Teatro que temos no Orfanato Santa Rita de Cássia, na Praça Seca, atendendo diversas meninas que não pagam nada para ter os professores da Cia Atores de Mar´ ministrando aulas de teatro para elas.”


Atualmente, a Cia Atores de Mar´ trabalha com espetáculos educacionais e corporativos. O principal projeto neste momento é o espetáculo BULLYING, que desde 2004 vem sendo apresentado por todo o Brasil em instituições de ensino. O foco é levar essa mensagem de conscientização e buscar a prevenção contra o mal que assola todas as escolas, atingindo alunos e professores. Patrick faz parte do elenco de BULLYING junto com Juliana Behla, Junior Beéfierri e Thaissa Castellani. A direção é de Mar´Junior. Mas, na Cia Atores de Mar’ também se trabalha com cinema e televisão. “Usufruímos de todas as linguagens artísticas, dependendo de cada projeto.”

Pro futuro a Cia espera levar o espetáculo BULLYING para locais que ainda não conhecem o projeto. “Fomos premiados na Lei do ICMS/RJ para que possamos apresentar o projeto em 28 cidades do Rio de Janeiro. São cidades pequenas, com menos de 20.000 habitantes. O nosso grande objetivo é levar às escolas que ainda não tiveram oportunidade de ver o nosso trabalho.”


Para aqueles que se interessam no ofício de ator, a dica de Patrick é: “Dedicação. Sem empenho, nada cai do céu. Todos os sonhos são possíveis. Basta que haja ação. Então, se você quer ser ator, mas não sabe por onde começar faça um curso. Estuda, conheça um pouco da arte, faça estágio em uma Cia, passa a entender os caminhos teatrais, se realmente é isso que você quer para sua vida. Não fique esperando nada. Procure, faça por merecer. Crie oportunidades.”

Contatos:

Atualmente Turnê do espetáculo Bullying.
Teatro Corporativo, que fala sobre SIPAT, MOBBING e outros assuntos relacionados às empresas.
E também há alguns espetáculos prontos para serem apresentados em qualquer ambiente: escola, festa, igreja.

5 comentários:

  1. Patrick, sou sua fã, querido! Deus te abençoe rica e abundantemente!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela oportunidade que deram ao meu filho Patrick Moraes e a Cia Atores de Mar´.
    Shalom!
    VIDA!
    Mar´Junior

    ResponderExcluir
  3. Obrigado por esse privilégio! Grato a todos vcs. VIDA!

    ResponderExcluir
  4. Parabénsssssssssss... Estou muito orgulhosa desse meu sobrinho!
    E o espetáculo BULLYING merece todo o destaque da imprensa tb.
    Bjs,
    Sandra

    ResponderExcluir