sexta-feira, 20 de abril de 2012

Palco Giratório - Inscrições


O projeto Palco Giratório – Rede SESC de Difusão e Intercâmbio das Artes Cênicas tem como principal característica a descentralização dos grandes centros urbanos dessa linguagem artística e as possíveis ações formativas geradas pelos grupos participantes.  O projeto promove uma infinidade de experiências estéticas em centenas de cidades de todos os estados brasileiros fomentando as artes cênicas e cria, por meio do Festival, um panorama de toda a sua programação, composta por 16 grupos de várias regiões do Brasil cujos trabalhos foram selecionados para circulação durante o ano corrente, no Circuito Palco Giratório.
IV FESTIVAL PALCO GIRATÓRIO JACAREPAGUÁ/BRASIL acontece no período de 03 a 27 de maio de 2012 com apresentações gratuitas de 24 espetáculos, com companhias teatrais de diversas cidades brasileiras, no Espaço Cultural Escola SESC.
Programação gratuita! Inscreva-se já!


INFORMAÇÕES SOBRE AS OFICINAS

08/05 (terça-feira) das 10h30 às 17h30 (1h de intervalo para almoço)
Oficina “A ação teatral – do treinamento à cena” com o Grupo Teatro Torto (RS)

A Oficina objetiva colaborar no desenvolvimento profissional de artistas, oportunizando aos participantes o contato com as técnicas básicas de construção da ação física, necessárias para um ator.

Carga horária: 6 horas
Publico Alvo: atores
Ministrantes: Tatiana Cardoso e Marcelo Bulgarelli
Tatiana Cardoso – Mestre em Artes Cênicas pela UFRGS. Professora do curso Graduação em Teatro: Licenciatura da UERGS. Diretora do Teatro Torto. 
Marcelo Bulgarelli – Ator e pesquisador, graduado em Teatro pela UERGS. Aluno integrante do Centro Internacional de Estudos de Biomecânica Teatral em Perugia, Itália, coordenado por Gennadi Nikolaevic Bogdanov (Rússia).


10/05 (quinta-feira) das 10h30 às 17h30 (1h de intervalo para almoço)
Oficina “Do Épico ao Dramático: A transposição de Gêneros como Instrumento de confecção de Dramaturgia" com a Pequena Companhia de Teatro (MA)

Introdução ao estudo dos princípios, métodos e técnicas de adaptação literária. Análise dos gêneros literários. Apresentação do processo de adaptação de Pai & Filho. Desenvolvimento de habilidades para a produção de dramaturgia.
A Oficina objetiva a partir de textos de teatro, trabalhar os primeiros passos para o entendimento e a construção da personagem e seu lugar dentro do espetáculo.

Carga horária: 6 horas
Publico Alvo: atores iniciantes
Ministrantes: Marcelo Flecha

Em atividade desde 2005, a Pequena Companhia de Teatro concentra duas décadas de trajetória dos seus componentes no desenvolvimento de uma linguagem que potencialize seus conteúdos e na democratização do acesso a esses resultados através de debates, oficinas e circulação dos seus espetáculos.


14/05 (segunda-feira) 10h30 às 17h30 (1h de intervalo para almoço)
Oficina “Danças Populares Brasileiras” com a Cia. Mário Nascimento (MG)

A oficina de Danças Populares Brasileiras tem como objetivo oferecer a dançarinos e atores, em processo de formação fundamental, o despertar de uma consciência artística sobre a riqueza cultural de seu povo, embasado nas danças, músicas e festas populares, proporcionando uma visita lúdica às cinco regiões do país e suas manifestações folclóricas.

Carga horária: 6h
Publico Alvo: dançarinos e atores
Ministrantes: Mário Nascimento e Rafael Garcia



15/05 (terça-feira) das 10h30 às 17h30 (1h de intervalo para almoço)
Oficina “Um olhar sobre a Cultura Popular” com o Grupo Grial de dança (PE)

A proposta desta Oficina é aproximar a Cultura Popular à criação coreográfica. Tornar o olhar, daquele que observa este universo, capaz de perceber os canais de possibilidades coreográficas contidas nas manifestações populares.

Carga horária: 6h
Publico Alvo: atores e dançarinos
Ministrantes: Maria Paula Costa Rêgo e Grupo Grial
Maria Paula - Diretora, Bailarina e Coreógrafa, graduada em Ed. Artística/Teatro, com espec. em Coreografia e Licenc. em Dança pela Sorbonne/Paris VIII (FR).
Grupo Grial de Dança - (PE), criado em parceria com o escritor Ariano Suassuna, que em 2012 completará 15 anos e no Grupo Arraial (PE), criado para as aulas espetáculos junto a Ariano Suassuna, durante seu mandato no Governo de 2007 a 2014.


16/05 (quarta-feira) das 9h às 12h (1h de intervalo para almoço)
Oficina “TABERNA – uma “apresentificação”” com a Hiperativa Comunicação e Cultura (BA )

A oficina será a montagem do Sarau Taberna – uma “apresentificação” a ser apresentado no mesmo dia às 15h no Canto Poético do Espaço Cultural Escola SESC. Os participantes da oficina irão se apresentar no Sarau as 15 horas.

Carga horária: 4h
Publico Alvo: Atores, bailarinos e escritores
Ministrantes: Caio Rodrigo e Talis Castro

A Hiperativa atua em Salvador/BA há 6 anos através do seu fundador Talis Castro, Publicitário, Produtor Cultural e Ator. Desenvolve projetos em comunicação, cultura, educação e negócios.
Executamos projetos artísticos e mercadológicos, atuando nas áreas de Produção Cultural e Comunicação.


17/05 (quinta-feira) das 10h30 às 17h30 (1h de intervalo para almoço)
Oficina “Criação Coreográfica” com a Laso Cia de Dança (RJ)

A Oficina objetiva fazer com que o aluno desenvolva um novo olhar sobre o seu movimento e crie através de outras perspectivas células de movimento próprias.
Carga Horária: 6h
Público Alvo: artistas, bailarinos, atores, músicos
Ministrante: Carlos Laerte

Diretor e coreógrafo Carlos Laerte é bacharel em Cinema. Em dança possui formação nas técnicas de ballet clássico, moderno, jazz e dança contemporânea. 


Faça suas inscrições por email (assessoriadeculturaesem@gmail.comou telefone (3214-7404)!
Assessoria de Cultura/Teatro Escola SESC Escola SESC
Avenida Ayrton Senna – nº 5677 – Jacarepaguá / RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário