quarta-feira, 13 de junho de 2012

Cultura e Sustentabilidade - Ministério da Cultura divulga sua programação cultural na Rio+20


A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, participa, na manhã desta quarta-feira (13),  ao lado da presidenta Dilma Rousseff, da solenidade de abertura do Pavilhão do Brasil – Rio+20.
Às 18h, a ministra fará a abertura oficial da programação cultural da Rio+20, no Galpão da Cidadania, localizado no centro do Rio de Janeiro.


Para o secretário-executivo do Ministério da Cultura (MinC), Vitor Ortiz, “a programação de debates e as manifestações artísticas no Armazém da Utopia e no Galpão da Cidadania refletem em grande medida a voz desses setores que querem enfatizar o papel da cultura para o futuro e para a sustentabilidade”.

“A cultura é um dos pilares da sustentabilidade e está presente no pilar social, por ter um potencial agregador e conector dos diferentes grupos sociais. Queremos assegurar à sociedade a plenitude dos direitos culturais não só de acesso à cultura, mas também o direito à expressão cultural, o que todos os grupos sociais devem ter numa sociedade sustentável”, ressaltou Vitor Ortiz.

Espaços culturais
Galpão da Cidadania

O MinC terá dois locais para apresentar sua programação cultural, que se estenderá até o dia 22 de junho: o Galpão da Cidadania e o Armazém da Utopia. O primeiro espaço é destinado à reflexão e ao debate em torno da importância da cultura como eixo estratégico do desenvolvimento sustentável.
No local haverá apresentações, seminários, exposições, oficinas, mostras de audiovisual, gastronomia, com enfoque na sustentabilidade.

Nos dias 14 e 15 de junho, das 9h30 às 17h30, acontecerá a Desconferência Cultura e Sustentabilidade Rumo a Rio+20, que faz parte de um ciclo de discussões iniciado em outubro de 2011. São fóruns auto-organizados para troca de ideias, networking, aprendizado, conversação, demonstração e interação entre pessoas.

Seminário Copa e Sustentabilidade será realizado no dia 15 de junho, das 9h30 às 16h, e incluirá a apresentação e o debate dos preparativos do MinC e das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 no que se refere à sustentabilidade dos eventos, espaços multiuso e culturais, bem como das arenas esportivas em construção.

Um dos destaques da programação será a discussão sobre o lugar das práticas culturais africanas e afrodescendentes, que acontecerá no dia 16 de junho, das 9h às 18h.

Cultura e Desenvolvimento Sustentável
Armazém da Utopia, onde acontecerá o Musical Havana Café

No dia 17 de junho, das 9h às 15h, será realizado o Fórum Global para Cultura e Desenvolvimento Sustentável. O foco estará relacionado à maneira como as cidades grandes/regiões e instituições de cultura/economia criativa podem colaborar com a agenda verde.

O seminário internacional sobre Cultura e Sustentabilidade terá a participação do secretário-executivo do MinC, Vitor Ortiz, e acontece no dia 19 de junho, das 9h30 às 17h30. A iniciativa pretende destacar a importância das questões culturais nas estratégias locais, nacionais e internacionais.

Outro destaque da programação será o “Seminário de Culturas Indígenas”, nos dias 20 e 21 de junho, das 10h às 16h. O encontro vai reunir ações desenvolvidas junto aos povos indígenas, com a finalidade de promover a troca e o monitoramento de experiências e divulgar ações realizadas pelo MinC.

No Armazém da Utopia, de 13 a 22 de junho, sempre a partir das 18h30, será realizado o Musical Havana Café, com apresentações de mambos, rumbas e boleros. Três músicos acompanham o elenco com sax, piano e contrabaixo, enquanto os atores se revezam, cantando e tocando instrumentos.

O Drive-in Rio, ás 21h30, será um evento de performances e instalações visuais, em grande escala. São 10 carros de sucata organizados em linha e em frente a duas telas de projeção, em um amplo galpão, lembrando um cinema drive-in. Cada carro será plataforma de um artista ou coletivo do Brasil, Dinamarca, Inglaterra e Itália.

Acesse o blog da Rio+20 e veja a programação completa

(Texto: Marcelo Lucena, Ascom/MinC)
(Fotos: Juliane Oliveira, Ascom/MinC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário