quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Jacarepaguá online?

Este post é pra apresentar alguns outros canais on-line que temos disponíveis com conteúdo cultural sobre a região de Jacarepaguá. Nós, do Jacarepaguá Cultural, entendemos a importância de nossos leitores estarem conectados a estas páginas também, pois a informação precisa circular e quanto mais meios, mais diferentes tipos de linguagens, conteúdos e ângulos.


Quem conhece o Jacarepaguá Cultural sabe que disponibilizamos mensalmente informações sobre Espaços de Cultura, projetos, temas da Cultura e Programação Cultural. As postagens ocorrem toda semana, porém, os temas vão se modificando, a não ser a área de programação que é semanal.

Mas, para saber mais sobre a cultura também existem outros sites e mídias sociais específicas para determinados Espaços, bem como os informativos. São eles:


Assessoria de Cultura na ESEM - ESEM é a Escola Sesc de Ensino Médio, que conta com um núcleo especializado na área cultural. Os agentes culturais trabalham no Teatro Escola Sesc, planejando ações culturais anuais como: Alegres Trópicos, Poética, Danser, Teatro na Contramão, Aldeya Yacarepaguá, FesTa, Palco giratório, além de Oficinas, cineclube e outras atividades. Mais informações do espaço e projetos podem ser visualizadas na entrevista que fizemos ao Teatro: http://bit.ly/9zD1mJ
As principais plataformas utilizadas pelos estagiários de Produção Cultural são o @teatroesc_sesc em conjunto com o blog http://culturanaesem.blogspot.com/, nestes links é possível encontrar informações diárias sobre as principais programações e trabalho dos profissionais.



Camarim das Artes - O Camarim das Artes é atualmente o primeiro Ponto de Cultura da região, trabalha com diversos projetos socioculturais, principalmente nas áreas de música, teatro, artes plásticas e literatura para alunos de escolas públicas do bairro. Em 2011 novas inscrições serão abertas para os projetos "Atuando, Caminhando e Cantando" (teatro e música), assim como para Sala de Leitura Rubem Alves (estímulo a leitura pelas artes em geral), o cineclube também inicia suas atividades. Matéria do Jacarepaguá Cultural: http://bit.ly/ee5fBt
Os principais meios de comunicação são @camarimdasartes em paralelo com o www.camarimdasartes.blogspot.com.



Center Shopping Rio - Shopping com grande quantidade de lojas, projetos e atividades. Este ano, além do cinema semanal com a programação mais completa, em relação aos filmes do sistema comercial, garantiu atividades como jogos, teatro, música e história de Jacarepaguá. Para o fim de ano aceitam doações de brinquedos para alegrar o natal de crianças. Suas informações se encontram no http://www.centershoppingrio.com.br/, além do @centershopping_.




Construtora Santa Cecília - Construtora que empreende também no bairro de Jacarepaguá, no entanto, se diferencia por informações acerca da arte, cultura, gastronomia e não apenas sobre seus empreendimentos.
Em seu twitter @SantaCecilia_br informa sobre novidades, projetos, promoções para o bairro.




Espaço Cultural Qualidade Brasil - Mais novo espaço de cultura de Jacarepaguá, atua principalmente no teatro com festival, apresentações e oficinas. http://www.espacoqualidadebrasil.com.br/

 

Freguesia Jpa - Informações sobre todo o subbairro da Freguesia, imóveis, cultura, comércio, transporte, gastronomia, descontos, além de notícias em tempo real. O twitter é @freguesiaja.



Jacarepaguá - Twitter do bairro de Jacarepaguá com informações em geral do bairro, bem como culturais e promocionais. @jacarepagua


JK GUIA DE BAIRROS - O JK Eventos é uma vertente do O JK Guia de Bairros, com dicas para aproveitar o fim de semana. A plataforma mais utilizada on-line é http://www.ojk.com.br/eventos.html e o twitter @OJK_Eventos.



Lona Jacarepaguá - Equipamento cultural municipal que realiza, a preços populares ou gratuitos, atividades como oficinas, shows, teatro, dança (forró, chorrilho, samba, dança de salão, etc). Os últimos artistas consagrados na Lona foram Mart'nália, Uns e Outros, Paulinho Gogó, Teresa Cristina, Forfun, Trio de Janeiro é atração constante, entre outros. Mais informações no site www.lonajacarepagua.com.br e @lonajacarepagua.




Nosso Bairro JPA - O jornal nasceu, em julho de 2007, com o objetivo de promover a disseminação das informações que interferem na vida cotidiana dos moradores e divulgar os acontecimentos sociais e culturais do bairro. Distribuição gratuita em residências, prédios, condomínios, no comércio, shoppings, McDonald’s(Taquara e Freguesia) e no “Frescão” da Redentor. E é possível acompanhar também no site http://www.nossobairro.net/ e twitter @nossobairrojpa.





O melhor do Bairro - Informações e dicas sobre lazer, produtos e serviços de diversos bairros e subbairros de Jacarepaguá. http://www.omelhordobairro.com.br/riodejaneiro-jacarepagua/ e @omb_jacarepagua.






Pagode da Tia Doca – O tradicional Pagode da Tia Doca, além de em Madureira, é organizado por seu filho Nem na Arena da Bola na Taquara. A programação pode ser acompanhada no @PagodedaTiaDoca.



Prefeitura - O portal da prefeitura atualiza sobre seus espaços municipais como o Centro Cultural Municipal Professora Dyla Sylvia Sá que se encontra na Praça Seca. O link http://www.rio.rj.gov.br/web/guest/exibeconteudo?article-id=1294475 é um exemplo de artigo.



Renascer de Jacarepaguá - Oriunda do bloco carnavalesco Bafo do Bode, fundado em 1958, a Renascer de Jacarepaguá é uma das várias escolas que existem na região de Jacarepaguá, onde também se localizam a Mocidade Unida de Jacarepaguá, a União do Parque Curicica, a Unidos do Anil, além da extinta Império do Marangá. Mantém uma tradicional feijoada no último sábado do mês, além de sambas. Utilizam o bateriarenascer.blogspot.com/ e @renascerjacare.



Retiro dos Artistas - é uma das instituições mais antigas do bairro de Jacarepaguá, além de promover a excelência de qualidade de vida e bem estar do técnico e artista da terceira idade de maneira sustentável e gerar contribuições, também atua através do Teatro Iracema de Alencar, Butikim das Estrelas e, através da mais nova sala de cinema Eduardo Coutinho.
A área mais utilizada é o site http://www.casadosartistas.org.br/ e também conta com twitter @retiroartistas.



Rio Shopping - Shopping que está se modificando e cada vez mais incorporando atividades culturais, este ano realizou shows, teatro e em breve inaugurará mais um cinema para o bairro, do SESC. Atrações do ano, BlackBird, O Surto, Terapia do Riso, Paulinho Gogó, entre outros. Site www.rioshopping.com.br e @rioshopping.



Tank Rock - O Tank Rock é realizado desde a primeira sexta-feira do mês de julho/2010, no Espaço TNQ e é voltado para o público da cena underground de Jacarepaguá e adjacências no intuito de resgatar a audiência e engajamento do público e das bandas. Várias bandas como Skore, Verona, Revolt, Cabeçudos passaram este ano com um preço bem bacana, sinuca e sorteios.
Atualmente o principal meio de informação é o fotolog http://www.fotolog.com.br/tankrock/, embora exista um twitter pouco utilizado @tankrockinfo.



Teatro Sesi Jacarepaguá - O Teatro Sesi Jacarepaguá trabalha com música, teatro, dança, artes plásticas, entre outras atividades. Semanalmente conta com programação e, por circular no Circuito Sesi, há muitas peças de renome, shows de artistas reconhecidos a preços populares ou mesmo gratuitos. Este ano peças como Clandestinos, Simplesmente Eu, shows como Zeca Baleiro, Roberta Sá, entre outros, estiveram por lá. Mas há espaço também para novos artistas, cinema, poesia. Reportagem nossa: http://bit.ly/a3jD98
O Teatro Sesi atualiza constantemente as páginas teatrosesijacarepagua.blogspot.com e http://bit.ly/9aXK01.




Estes são alguns dos muitos que existem na internet com relação a arte, cultura e informação em Jacarepaguá. Portanto, ainda que não sejam todos, vale a pena conferir esta lista e estar conectado com as novidades sobre o bairro.


Fonte: Todos os sites acima.

Um comentário:

  1. Facebook: http://pt-br.facebook.com/people/Jacarepagua-Cultura/100001668956002 Adicione!

    ResponderExcluir