sábado, 30 de abril de 2011

"Jacarepaguá é Arte" com "vamos falar de cinema"?

Hoje o Jacarepaguá é Arte apresenta os críticos cinematográficos Brunos Mendes e Thais Nepomuceno, ambos da Freguesia. Se você quiser fazer parte desta área, envie o material e soliticitação pro email: jacarepaguacult@gmail.com


Bruno, jornalista, 24 anos sempre amou cinema e este foi um dos primeiros motivos por ter escolhido jornalismo como profissão.

“Não pensei em ser realizador (diretor, produtor, etc..), mas como gosto muito de escrever e às vezes me pego conversando comigo sobre determinados aspectos temáticos e técnicos de alguns filmes, pensei logo: É fazer crítica que quero. Mais do que apontar se um filme é bom ou ruim com mera ‘adjetivação’ o crítico, com a construção de argumentos, possibilita a discussão em torno da obra de arte, por exemplo: até que ponto a escolha do diretor por tal plano é correta ou não para o propósito desejado, por quê o roteiro insiste em certos clichês? Essas coisas devem ser debatidas. O interesse por filmes aumenta quando os levamos a sério.”

Para perseguir o sonho, Bruno fez um curso de crítica cinematográfica com Pablo Vilhaça e outro de jornalismo cultural com Arthur Dapieve, posteriormente criou um blog pessoal em que postava algumas críticas. Porém foi no final do ano passado, após ser convidado para cobrir cabines (cabines de imprensa, após convite das distribuidoras) e escrever para o site “Cinema na Rede”, que suas críticas se tornaram constantes.
Seu contato com o público e através do site, todos podem comentar sobre as críticas e criar assim um debate, e este é o relacionamento que Bruno tem com seu público. E diz: “Nenhum crítico no mundo é dono da verdade; não existe nenhum tipo de avaliação ‘decisiva’ sobre determinado filme.” Por isso é muito importante a interação de todos, assim como para Bruno assistir, ler mais, aprender sobre filmes, ler outras críticas.

Já Thais é uma pessoa múltipla, produtora cultural, atriz, 24 anos, trabalha com produção em diversas áreas artísticas, com a curadoria do Cine Camarim no Espaço Cultural Camarim das Artes e ainda consegue tempo para cabines e escrever críticas para o site PlusTv.

Em seu blog Avolonte, se define: sou cinema, sou música, sou comercial, sou industrial; tento ser intelectual, e acabo sendo apenas uma amante da arte experimental... sou preto e branco de Jim Jarmusch, sou Manhattan de Woody Allen, sou Nouvelle Vague de Godard, sou trilogia de Alejandro Gonzalez Iñarritú, sou Grace de Lars von Trier e sou comédia de Monty Python. Sou brasileira, sou carioca, sou jacarepaguá, sou rio de janeiro, de fevereiro, sou 19 de fevereiro, sou peixes com ascendente em gêmeos e a lua em escorpião. Sou um leãozinho na zona oeste, sou cabra da peste do asfalto, sou ‘nepo’ para os íntimos, sou ‘thais veiga’ no cartão de ponto, sou thais, sou nepomuceno, sou eu, eu mesma, euzinha. E acima de tudo, sou “à la vonté”.

Diferente de Bruno, Thais não fez cursos, apenas também é apaixonada pelo cinema, lê e assiste muitos filmes.
Sua carreira iniciou com convite para compor a equipe do site plus TV e a partir disso também criou o site de críticas “Avolonte. Em “5 filmes para não se ver” (http://avolonte.wordpress.com/2010/06/20/5-filmes-para-nao-se-ver/), uma de suas críticas mais comentadas, conseguiu defender sua opinião e abrir um debate para que todos pudessem argumentar, mostrando que escrever crítica é saber lidar com outras críticas e que tem que estar preparada para elas. As críticas estão ajudando muito na curadoria do cine Camarim que começou há pouco tempo e seu trabalho tem sido cada vez mais reconhecido por Jacarepaguá.

Para o futuro ambos querem estar nas grandes redes de cinema, mas sabem que vão ter que batalhar muito para isso, por isso um recado que ambos dão para todos que desejam se enveredar por esta área é: Sejam apaixonados pelo cinema, leiam, escrevam e, principalmente, vejam muitos filmes.

Para contacta-los:
twitter: @brunomendess

Thais Nepomuceno: @thaisnepo_

Nenhum comentário:

Postar um comentário