segunda-feira, 16 de maio de 2011

"Jacarepaguá é Arte" com a Fotógrafa Jaqueline Porto!

A entrevistada de hoje é Jaqueline Porto, formada em jornalismo, pós-graduada em Ciências da Religião e fotógrafa, moradora do Valqueire, 28 anos.

Efeito a partir de celulares
Como jornalista, eu sabia que queria ser isso desde os 13 anos de idade e segui. Como fotógrafa, foi um tanto confuso. Não posso falar que amava fotografia desde pequena ou que fui motivada por uma paixão...nada disso. Na verdade, eu comecei a escrever sobre cultura, para o Jornal do Commercio, onde eu trabalhava e sempre pegava mais as matérias de fotografia. Fui percebendo que gostava demais, demais de fazer aquilo.”

Nesta postagem, vamos dar mais ênfase a arte de fotografar, como foi a descoberta, qual sua área de atuação, desejos e dicas.
Jaqueline conta que a entrega ao mundo da fotografia aconteceu em um dos piores momentos de sua vida, com o falecimento do pai em 2009, passava muitos momentos em casa e, consequentemente, observando o trabalho de fotógrafos, e especialmente, Rejane Wolff. Além disso, começou a ler muito sobre história, parte técnica, observar muitas fotos, comprou equipamentos, iniciou um curso de fotografia básica e então se apaixonou. Mas confessa que aprendeu muito mais em trocas de idéias com pessoas, livros, revistas, sites e blogs relacionados.

O foco de seu trabalho são pessoas e momentos felizes.  “No início, achei que ia querer fotografar só casamentos, ou fotojornalismo, por fazer parte da minha formação. Mas agora, percebo que minha paixão são as famílias mesmo. Na verdade, gosto de dizer que sou uma fotógrafa que adora ganhar bons momentos e boas histórias para registrar.”


Com o foco no “círculo da vida”, como ela própria considera, é natural que seu trabalho tenha se iniciado entre amigos, eventos familiares.  “aprendi a técnica básica, peguei o equipamento e sai fotografando por ai. Publicava as fotos no twitter, facebook e orkut. Algumas pessoas gostavam, outras criticavam...”. E foi nesta mesma espontaneidade que se ofereceu para fotografar a filha da prima do namorado e recebeu seu primeiro estímulo financeiro. A partir daí as coisas começaram a acontecer.

Atualmente tem mais clientes na Zona Sul, porém quer expandir para Jacarepaguá e redondezas. ”Morei aqui toda a minha vida e amo demais esta região. Quero muito fazer ensaios nos arredores da Colônia Juliano Moreira, no Bosque da Freguesia, nas cachoeiras de Vargem Grande e principalmente explorar todo o potencial das casas de festas da região, incluindo o Valqueire, que são maravilhosas.” Ou seja, Jaqueline tem interesse em crescer mais, desenvolver mais estilo e identidade fotográfica. Assim como melhorar seu equipamento e poder oferecer mais serviços. 


Para os amantes desta área, dá uma visão bem realista, que é importante estar ligado: “É difícil. Muito! Tinham me falado isso quando eu estava bem no comecinho e não acreditei, achei que era exagero...mas não é. Você tem que gostar de estudar, principalmente. 50% do tempo de um fotógrafo é gasto com estudos: livros, revistas, cursos, manuais, leitura e prática. O restante é gasto na produção e pós-produção. E a parte mais curiosa é que justo quando você acha que domina, que sabe fazer, aparece algo novo. E lá vai você estudar novamente. Outra coisa que recomendo é ter um respaldo financeiro. O equipamento e os cursos custam caro MESMO.”
Para aqueles que se interessaram pelo trabalho, o google já encontra bastante coisa. Além das ferramentas de redes sociais como Facebook, Orkut, Twitter, Flickr, olhares.pt.

Telefone: 7520-4573
Blog: www.jaquelineporto.com.br
Twitter: @jaqueporto
Email: contato@jaquelineporto.com.br
Serviços:
Eventos: casamentos, batizados, festas infantis, trash the dress
Fotografia autoral: Ensaios de casais, de famílias, crianças gestantes, partos, acompanhamento de bebês.

Pra quem tem interesse em fazer parte de nossas entrevistas: encaminhe seu material para jacarepaguacult@gmail.com. E em breve, entraremos em contato !

7 comentários:

  1. Parabéns, Jaque! Minha fotógrafa preferida! rs

    ResponderExcluir
  2. Amei a entrevista e as fotos estão lindas! :P

    ResponderExcluir
  3. Lindas as fotos, Jaque!!!! Ai, eu também quero que elas apareçam no meu cantinho virtual!!!! Parabéns pelo talento e sensibilidade em produzir belas imagens! Um grande beijo da fã!

    ResponderExcluir
  4. Amo fotografia e sabe que desde que conheci o seu trabalho, virei fanzoca! Ainda vamos montar uma expo, hein?

    Sucesso, querida!

    ResponderExcluir
  5. Aeee Jaque, arrasou! Continue correndo atras que tudo dará certo! Beijos Marcela Kunzel

    ResponderExcluir
  6. Meninas, muito obrigada pelo apoio. Eu sou mais feliz ainda por ter todas vocês no meu caminho profissional e pessoal.

    ResponderExcluir