quinta-feira, 14 de julho de 2011

"Jacarepaguá é Arte" e a Dança Cigana!

O que vocês sabem sobre a dança cigana? Há muitos dançarinos e grupos em Jacarepaguá e, vamos trazer um pouco sobre nesta postagem.

“O povo cigano, de tradição nômade, passou por diversas regiões e delas retirou influências na música, dança e vestuário. Sua cultura é de tradição oral, transmitida de geração para geração. Os movimentos de dança contam a história dos ciganos e possuem sempre um significado místico e espiritual. Podem expressar sensualidade, amor, raiva, alegria, ou tristeza com a graça de uma dança bonita, atrativa e muito exótica. Além de tudo isso o dançarino desenvolve sua coordenação motora e pode alongar e fortalecer os músculos. A dança também é excelente para aliviar o estresse, aumenta a alto-estima e a sensualidade.”

Grupo Gaia - Márcia professora no centro sentada, Sara de azul na ponta esquerda
e Marilene de rosa no centro em pé.
Nossas duas entrevistadas são Sara Celeste, portuguesa, 70 anos e Marilene Conceição, 44 anos, moradoras da Freguesia – Jacarepaguá, que fazem parte do Grupo Gaia de dança cigana.  

A dança entrou na vida de Sara, há 14 anos, inicialmente com Terezinha Nunes (dança espanhola e cigana), logo após com Sheila Saad, passando por Luana Del Sol e por fim, com Márcia Gaia. Dançou em espaços como Rioshopping, Olímpico, Center Shopping, Grandes Atores, Ipanema, Riviera, Alfa Barra e outros estados, tanto com coreografia em grupo como fazendo solos (Una Tarde de Verón, Papu, Santa Sara Khali).  “...me sinto bem, gosto muito de dançar, temos coreografias difíceis, porém alegres, que levantam o astral. Atualmente só danço a cigana, pois o médico indicou para não desenvolver problemas na coluna. Todo fim de ano fico entusiasmada para fazer roupas novas, adereços novos e participar de mais eventos.” Sara completa ainda que a dança é boa para o desenvolvimento físico e mental.

Já Marilene Conceição iniciou na dança há mais ou menos 10 anos, após participar de eventos, trabalhar com feiras e lojas esotéricas, como um complemento das atividades envolvidas. “Senti que a dança me proporcionava prazer e equilíbrio”. Inicialmente participava da produção de eventos em Jacarepaguá, “sempre realizávamos festas, em uma casa alugada no Anil e condomínio na Praça Seca, com outros grupos, Tarot, atividades esotéricas, porém com o tempo as parcerias foram tomando outros rumos”. A partir deste momento, sentiu necessidade de aprender a dançar e começou a praticar no Centro de Danças Ancestrais Gaia, conhecendo assim coreografias, história dos povos, elementos e passou a todo ano participar de montagens nos mesmos espaços, citados acima, de Sara.

As duas afirmam que os grandes trunfos da dança cigana são: ser um aprendizado sem idade, poder ser dançado de várias formas, em alguns casos, sem coreografia e, manter tradição em vários locais, agregando assim novas culturas, formatos e elementos.


Para quem tem interesse em conhecer mais sobre o grupo ou contratar (atualmente procuram apresentações nos espaços de Jacarepaguá):

Centro de Danças Ancestrais Gaia – (21) 3325-0529 – Professora Márcia Gaia
Também trabalham com Dança Árabe, Afro, Flamenca, Salão.

Este domingo o grupo se apresentará no Shopping Barra Square com música ao vivo.
Barra Square - Av. das Américas, 3.555 - Barra da Tijuca
Horário: 18h
Custo: R$20,00
Telefone: (21) 3325-0529

Um comentário:

  1. QUERO ENVIAR POR ESTE MEIO, ÀS QUERIDAS MARCIA GAIA* SARA CELESTE E DEMAIS ALUNAS****A MINHA SAUDAÇÃO.
    SOMENTE HOJE TIVE ACESSO AO SEU POSTADO E FIQUEI MUITO HONRADA EM TER SIDO CITADA NA ENTREVISTA, POR SARA CELESTE QUE PARTICIPOU DE MUITAS APRESENTAÇÕES E SHOWS DE MINHA CARAVANA EM HOTÉIS, SHOPPINGS, INCLUSIVE NO CLUBE MONTE LÍBANO. APROVEITO PARA DEIXAR REGISTRADA AQUI A MINHA ADMIRAÇÃO PELO TRABALHO E ARTE DA PROF. MARCIA GAIA.
    GRANDE BEIJO DA AMIGA SHEYLA SAAD

    ResponderExcluir