terça-feira, 1 de junho de 2010

Vamos falar um pouco de um Espaço Cultural da região?

Este é o primeiro post de uma nova área a ser explorada pelo blog. Será referente aos Espaços de Cultura, iniciativas e projetos que são desenvolvidos na região, porém de uma forma mais aprofundada do que a aba acima “Espaços de Cultura”. Inicialmente mais introdutório, apresentando o Espaço, e em breve o que for possível sobre os projetos, sejam ações ou eventos culturais que estão ocorrendo. Caso desejem falar sobre locais ou projetos: jacarepaguacult@gmail.com

Espaço Cultural Camarim das Artes




O Espaço Cultural Camarim das Artes, instituição civil sem fins lucrativos, existe desde Julho de 2004. "Visa atender a demanda de mercado para atividades culturais na região de Jacarepaguá, por meio do desenvolvimento de atividades artísticas e sócio-culturais."
Localizado na Rua Araguaia, próximo aos Colégios Primus e Garriga de Menezes, após uma reforma no início deste ano, conta com uma área interna dividida em dois pisos. No primeiro piso, existem a futura Sala de Leitura Rubem Alves, duas salas de música, administração, área da produção e, em breve local para realocação da biblioteca. No segundo piso, teatro de bolso de 60 lugares, além de mais duas salas que possibilitam outras atividades culturais.
Atualmente o Camarim possui dois projetos sociais que foram patrocinados recentemente; Caminhando e Cantando (Casa da Moeda do Brasil) e Sala de Leitura Rubem Alves (Instituto HSBC de Solidariedade e Casa da Moeda do Brasil); eventos abertos anuais, Festa Julina na Rua Araguaia e Festival de Esquetes; evento aberto trimestral, Sarau das Artes; além de oficinas culturais pagas.

Projeto Caminhando e Cantando – Oficinas gratuitas de instrumentos musicais - Violão, Baixo, Guitarra, Teclado, Bateria, Canto e Percussão, junto a teoria musical. Este projeto tem duração de seis meses, com término em Junho, para estudantes da rede pública de ensino. Como produto, duas bandas foram formadas e estão circulando por Jacarepaguá.

Sala de Leitura Rubem Alves – Projeto de estímulo a leitura com utilização de recursos artísticos-culturais, pantominas, teatro, etc para beneficiar crianças de 4 a 11 anos estudantes da rede pública de ensino. Início no segundo semestre de 2010.

Arraiá da Araguaia – Fechamento da Rua Araguaia com o objetivo de propagar o folclore de forma gratuita. O evento conta com apresentações de grupos folclóricos, quadrilhas, danças típicas e forró. Há espaço para montagem de barracas de comidas típicas, brincadeiras, artesanato, etc. Julho de 2005 / 2008 / 2009, IV edição em 11 de Julho de 2010.

Festival de Esquetes – Promover  e descobrir grupos de teatro oriundos de diversos municípios do estado. Três dias de apresentações gratuitas com cinco esquetes, no quarto dia, reapresentação das esquetes finalistas e coquetel. Setembro de 2006 / 2008 / 2009.

Sarau das Artes – Evento que promove o intercâmbio cultural entre os artistas, alunos das Oficinas do projeto Caminhando e Cantando e moradores de Jacarepaguá e adjacências, são contempladas as áreas da poesia, música, teatro, circo, dança, etc. Está em sua XI edição possibilitando a visibilidade de novos artistas, o palco aberto e a democratização cultural, através da gratuidade. Público de 100 pessoas por Sarau. 2004 a 2010.

Oficinas Culturais pagas –  Teatro infantil, instrumentos musicais variados, artes plásticas e dança de baixo custo. As oficinas de música incluem teoria musical.

O Espaço está aberto de 09h às 21h para receber quaisquer artistas, moradores ou não-moradores. Foi contemplado como Ponto de Cultura, mas está em processo de conveniamento, ainda este ano iniciará suas atividades. Quando ocorrer o término do processo, nosso blog irá falar mais sobre os Pontos de Cultura e o que podemos desenvolver a favor de Jacarepaguá junto ao Espaço.

Rua Araguaia, 359 - Freguesia
No site http://www.ciacatarse.com/ é possível encontrar mais informações, fotos e vídeos. Há ainda o twitter @CamarimdasArtes e o telefone: 3392-7096.

Nenhum comentário:

Postar um comentário