quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Produtores Culturais e seu devido reconhecimento

O Jacarepaguá Cultural julgou importante falar sobre um tema que está bastante em discussão no meio da Produção Cultural, além de ter conhecimento dos graduados, graduandos ou simplesmente pessoas interessadas na cultura entre os leitores deste blog.
Atualmente, apesar de muitos produtores possuírem a formação como tais não recebem o devido reconhecimento. Isto fica claro em concursos com vagas na área da Produção, requisitos de um produtor e para nossa surpresa: preenchimento para formados em Comunicação Social.


O motivo desse post não é desmerecer os formados em Comunicação Social para tais vagas, mas atentar para a incoerência de não haver vaga para produtores culturais. Somos formados por quatro anos, estudamos, trabalhamos, participamos de discussões, seminários voltados a cultura, merecemos reconhecimento e respeito. Para quem não entende muito bem o que é um produtor cultural, o que fazemos ou podemos, segue uma postagem antiga sobre o tema: http://bit.ly/a7z5Uc
A grande questão dessa postagem, é, falar sobre o motivo do nosso pouco reconhecimento e uma forma de lutar contra isto. A lei 11.091/2005 dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação e regulamenta que os concursos com vaga para Produtor Cultural devem ser preenchidos por profissionais formados em Comunicação Social.
É devido a esta lei que quase não há concursos para produtores culturais, porque quando os órgãos e empresas vão abrir vagas, consultam o que esta determinado neste plano.
Por isso produtores do curso de Produção Cultural da Universidade Federal Fluminense criaram um abaixo assinado pedindo a alteração desta lei com a inclusão do curso de produção cultural como pré requisito para vagas de produtor cultural.
Solicitamos a participação de todos, pois assim que forem coletadas assinaturas suficientes, ele será encaminhado ao Ministério.
Todos nós podemos modificar o setor cultural em nosso país, pense nisso, e assine: 
http://www.petitiononline.com/11091/petition.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário