terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Visitas a museus do mundo por um tour virtual :: Google Art Project

Quantos de vocês tem interesse em conhecer os principais museus de arte do mundo? e quantos tem essa oportunidade?
O Google divulgou no seu Blog Oficial o Art Project, que permite que os usuários vejam 17 museus de diferentes países do mundo na mesma perspectiva do Street View, navegando como se estivessem dentro dos edificios. Entre os museus da lista estão o MoMA, de Nova York, a National Gallery de Londres, o Museu Van Gogh, de Amsterdã e as galerias do Palácio de Versailles. Todos eles foram ocupados por câmeras da Google que fizeram registros em 360º, colocando o internauta dentro dos corredores.



No site do projeto, podem ser vistas mais de mil obras de arte de cerca de 700 artistas diferentes. Para fotografar os quadros, o Google fez uma parceria com o Picasa que permitiu criar imagens ultradefinidas, com 7 bilhões de pixels. Há uma visão microscópica que permite ver até a pincelada do artista e outros detalhes de cada quadro.
Os museus foram mapeados usando "trolleys", que tiraram fotos 360 graus de mais de 385 salas dos 17 prédios. É possível passear de sala em sala, da mesma maneira que no Street View se caminha pelas ruas. Ou, se preferir, você pode ir pulando de quadro em quadro, usando as setas no topo da página.

"Segundo os executivos do Google Art Project, o serviço vem para incentivar o acesso à arte, como explica o diretor do projeto, Amit Sood: “Criamos o que esperamos ser um recurso fascinante para os amantes da arte e estudantes, inspirando-os a visitar um dia as obras reais.” Para Nelson Mattos, responsável pela engenharia da empresa, o projeto faz jus aos tempos atuais : “Os últimos 20 anos transformaram e democratizaram o mundo da arte, com um melhor acesso aos museus em diversos países.”

Fontes: Google Art Project

Nenhum comentário:

Postar um comentário