domingo, 20 de fevereiro de 2011

Pontos de Cultura e ação em Jacarepaguá

“Os Pontos de Cultura são espaços permanentes de experimentação, encanto, transformação e magia.” Luiz Inácio Lula da Silva, Ex-Presidente da República.


Hoje o @Jacarepaguacult veio falar sobre um assunto que pouca gente conhece e, por isso, não entende e nem sabe dos benefícios. Em 2009, o Espaço de Cultura Camarim das Artes, recebeu o título de Ponto de Cultura e se tornou o primeiro ponto de cultura em Jacarepaguá, mas só agora em 2011 suas atividades iniciaram. Em outra matéria apresentamos o espaço e algumas de suas atividades: http://jacarepaguacultural.blogspot.com/2010/06/vamos-falar-um-pouco-de-um-espaco.html

O que são?


O Ponto de Cultura é a ação prioritária e o ponto de articulações das demais atividades do Programa Cultura Viva.

São entidades reconhecidas e apoiadas financeira e institucionalmente pelo Ministro da Cultura (no caso do Camarim, em conjunto com o Governo Estadual) que desenvolvem ações de impacto sócio-cultural em suas comunidades. Somam, em abril de 2010, 2,5  mil em 1122 cidades brasileiras, atuando em redes sociais, estéticas e políticas.

O Ponto de Cultura não tem um modelo único, nem de instalações físicas, nem de programação ou atividade. Um aspecto comum a todos é a transversalidade da cultura e a gestão compartilhada entre poder público e comunidade.

Pode ser instalado em uma casa, ou em um grande centro cultural. A partir desse Ponto, desencadeia-se um processo orgânico agregando novos agentes e parceiros e identificando novos pontos de apoio: a escola mais próxima, o salão da igreja, a sede da sociedade amigos do bairro, ou mesmo a garagem de algum voluntário.

Quando firmado o convênio com o MinC, o Ponto de Cultura recebe a quantia de R$ 185 mil, em cinco parcelas semestrais, para investir conforme projeto apresentado (diferenciado para Ponto de Cultura em edital do Estado). Parte do incentivo recebido na primeira parcela, no valor mínimo de R$ 20 mil, para aquisição de equipamento multimídia em software livre (os programas serão oferecidos pela coordenação), composto por microcomputador, mini-estúdio para gravar CD, câmera digital, ilha de edição e o que mais for importante para o Ponto de Cultura.

Quem pode participar?

Para se tornar um Ponto de Cultura, os responsáveis pela entidade devem participar do edital de divulgação da Rede do seu estado ou município, enviando projeto para análise da Comissão  de Avaliação, composta por autoridades governamentais e personalidades culturais;

Associações
Cooperativas
Sindicatos
Fundações privadas sem fins lucrativos
Escolas caracterizadas como comunitárias e suas associações de pais e mestres
Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs)
Organizações Sociais (OS)

No caso do Camarim das Artes, o projeto (Atuando, Caminhando e Cantando) é organizado para três anos de atividades e neste primeiro ano:

Música: Oficinas teóricas e práticas de instrumentos musicais - Violão, Baixo, Guitarra, Bateria, Canto/Coral e Percussão, divididos em três níveis de aprendizado (I, II, III), diferentes horários, e compreendendo o contraturno escolar.

Teatro: Infantil e adulto, diferenciados por idades e seguindo o contraturno escolar.

Além de todas as atividades já desenvolvidas e eventos.

Quem pode se inscrever?
Qualquer aluno da rede pública escolar entre 12 a 21 anos.

“O Espaço tem procurado um diálogo maior com a comunidade e todos podem (e devem) interferir com idéias e projetos.” (ECCA)

Mais informações: (21) 3392-7096


Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário