sexta-feira, 22 de abril de 2011

"Jacarepaguá é Arte" com o artista digital Christian Sisson!

O entrevistado dessa semana é Christian Sisson, 34 anos, diretor de arte, artista digital e desenvolvedor web do Sisson Studio.

"Minha arte digital é multi facetada. Posso combiná-la com design gráfico, web design ou fotografia; ela pode ser inspirada por música ou não; posso trabalhar como diretor de arte ou com retoque de imagens. As possibilidades são numerosas. E sob este ponto-de-vista eu não me limito a nenhum campo específico da criatividade, mas estou sempre aberto a novas possibilidades."


Até 2004, a carreira de Christian esteve envolvida em várias áreas, de modelo fotográfico a baixista de banda de rock, e foi neste mesmo ano que decidiu dar uma guinada na vida e abriu uma empresa com Bárbara Ferreira, também designer e até então sua namorada. Porém em 2007 largaram a empresa e, foi a partir daí que verdadeiramente sua carreira modificou, Christian iniciou um blog sobre design (hoje o site) e a ajudar Bárbara no design de clientes.

¹ Poster (Bélgica)
"Sempre fui autodidata, curioso, fuçador de coisas e criativo, com bom senso estético. Já sabia mexer no Photoshop ... 
O passo seguinte foi aprender os demais softwares gráficos, estudar gerenciamento de cor, paginação etc...Acabei, invariavelmente, fazendo a direção de arte dos projetos, criando identidades visuais, papelaria, brochuras, fotografando para compor layouts etc., essas coisas corriqueiras dos estúdios de design. 
Mas foi em 2008, 5 anos pós-veterinária, que surgiu a oportunidade de criar um poster para um concurso na Bélgica¹. Daí não parei mais. Criamos o Sisson Studio nessa época e daí comecei a produção de arte digital. "Trabalho é o amor feito visível.", frase do livro O Profeta, de Khalil Gibran. É por ela que me guio nesta vida."

Sua temática se realiza através da Inspiração e intuição; um tema para trabalhar; uma tela em branco no computador; uma música que permita os sentimentos saírem.
"Minha arte é imensamente inspirada por música e quase sempre gira em torno de temas polêmicos em minha vida. Em 'Round midnight coloco arte e música de inspiração lado a lado. É assim que fazemos também nas exposições; o visitante vê a arte enquanto ouve a música."

"Como exemplo prático, posso citar a arte CVLPATVS ("Culpado" em latim). Nesta peça escrevo em pergaminho meu testemunho de vida, admito minhas culpa e recebo das pessoas suas acusações. Componho a peça com rostos da minha infância, formando um rosto adulto semi-morto, aguardando a sentença final de culpado e a aura da absolvição. Foi uma forma de purificação e ascenção."

² Hugo Boss
Inicialmente não via sua arte pelo prisma financeiro, pois reflete sentimentos guardados, traumas antigos e questionamentos eternos, mas quando foi premiado pela Hugo Boss², a idéia comercial surgiu.
Hoje em dia, já foi convidado para vender suas artes no artflakes da Alemanha, pesquisa a venda no Brasil, já expos em espaços como Expo-Shout, no Santo Cristo, Estácio de Sá de Jacarepaguá e ARAKA na Gávea, bem como realiza arte sob encomenda e desenvolvimento de websites.

Christian revela que o mercado para sua arte é aberto e aquecido, já que a internet é bem democrática, mas também muito efêmero. A maior parte de suas visitas nas artes vem do Brasil, porém a maior receptividade de outros países, como comentários, compartilhamentos, convites etc.

Para todos que se interessaram pelos projetos de Sisson:
"Topo projetos freelance, contratos de longo prazo ou trabalho em conjunto com outros Studios ou times de criação.
Pelo email csisson@gmail.com é contato certo. Como sou uma criatura noturna (não é a toa que meu site se chama 'Round Midnight!) respondo sempre a partir da tarde até o alvorecer :)"


Mais informações:
* 'Round Midnight, repositório definitivo - http://cargocollective.com/roundmidnight
* No Flickr, as imagens em melhores detalhes - http://goo.gl/NlDe
* O processo de criação de algumas artes podem conhecidos no blog do Studio - http://sissonstudio.com/blog

"Todas as artes que expusemos na Estácio de Sá e no ARAKA, estão à venda, emolduradas e com vidro anti-reflexo (exceto City Sounds e The Four Elements, que já foram vendidas). Mais informações sobre elas em http://sissonstudio.com/born-of-a-broken-man-exhibition. Nesse álbum dá pra vê-las emolduradas - http://goo.gl/Bb5F4"

Um comentário:

  1. Mais uma vez te agradeço pela entrevista Regiane. Publiquei na íntegra no blog do Studio - http://sissonstudio.com/entrevista-jacarepagua-cultural.

    Um abraço!

    ResponderExcluir