quinta-feira, 14 de abril de 2011

"Jacarepaguá é Arte" com Prancheta Suja!

Hoje começamos nossa nova postagem semanal, “Jacarepaguá é Arte”, nesta área os artistas, grupos da região tem espaço para apresentar e divulgar seu trabalho.
O contato pode ser feito pelas redes sociais ou através do email: Jacarepaguacult@gmail.com

Para abrir, entrevistamos Douglas Félix, 30 anos, formado em publicidade, dono do blog: www.pranchetasuja.blogspot.com e de um humor irreverente.

“...sinto falta de contar histórias. E eu só sei contar assim. Se eu tivesse uma câmera e orçamento, talvez seria em cinema, mas não consigo fugir dos quadrinhos. É meu vício, e é como eu viajo pra vários lugares sem sair de casa. Tenho aquela magia dentro de mim. E também tenho a vontade de fazer pessoas viajarem comigo. De apresentar histórias que elas vejam e sintam a mesma coisa que eu sinto quando leio algo que eu gosto. Então aproveitei essa vontade de desenhar, com a vontade de mostrar pro pessoal, e voltei a postar na internet.”


Douglas trabalha na área há mais ou menos 5 anos, começou com quadrinhos voltados apenas ao público leitor de quadrinhos e com o tempo, e já no Tumblr, voltou sua arte aos não leitores e incorporou as tirinhas (para dinamizar e ampliar a produção).
Esta mudança de foco partiu de uma aposta nesse novo público, ainda pouco explorado, e de uma temática para abordar o cotidiano, a violência, os costumes e a realidade brasileira. Diante da boa resposta, principalmente feminina, decidiu migrar para o blogspot (hoje já com cerca de 55mil visitas em menos de um ano) e já idealiza a criação de um site.

As postagens acontecem as terças e sextas, sempre com novas tiras (até hoje mais de 400 publicadas). Como o processo criativo e prático dos quadrinhos exige mais que a tira, eles são repetidos nas postagens. “pra criar (quadrinhos), eu meio que me coloco num estado de incubação, não sei explicar, mas fico mais "sensível" a coisas, idéias, etc... fico pensando que tipo de situação seria legal de criar, ou que tipo de pessoa seria interessante de mostrar. E aí vem do nada, ou um personagem, ou a situação. Geralmente, vem um personagem. Ele cria vida na minha mente, com passado, com tudo. E aí depois surge a situação, e como ele reagiria nessa situação. O que faço é só narrar o que vejo..rs ... pra criar a história, desenhar, etc, levo cerca de 12 horas por página. ... já a tira, que é a que crio com mais rapidez, eu penso num tema, e dentro do tema, tento montar as piadas, ou situações. Geralmente tento fazer umas 5 a 10 tiras por post.”
Aos domingos não há tira, mas um vídeo é postado com sugestão dos leitores a partir de vídeos anteriores, isso garante o diálogo e interação com o público.

Hoje o Prancheta Suja conta com um público fiel que incentiva, divulga e espalha por redes sociais e boca a boca o trabalho do artista. Por isso, quando perguntamos sobre quais as perspectivas para o futuro, Douglas sugeriu uma notícia que pode ser entusiasmante para os fãs: “pretendo mais pra frente vender produtos ligados ao site..meus gibis, minhas tiras” ainda mencionou a possibilidade da abertura de um workshop “o workshop é da vontade de apresentar os quadrinhos pra nova geração e mostrar a eles que dá pra fazer, basta ter disposição, esforço, um pouco de talento. Assim como a literatura, cinema e outras mídias incentivam o jovem a criar, os quadrinhos também podem ser um meio de expressão, seja algo mais cultural, pessoal, ou comercial”.

O projeto só tende a crescer e está em busca de parcerias para essas realizações, os contatos com o idealizador do Prancheta, para sugestões, críticas, maiores informações, podem ser feitos através do email: dxfx_rj@hotmail.com

Agora, um recado do Jacarepaguá Cultural para os fãs do Prancheta, estas novas propostas podem também ser financiadas por vocês! Sabiam? Sugiram ao Douglas que coloque essas idéias no site vakinha ou catarse e com um pouquinho de cada um, todo mundo pode sair ganhando! Já pensaram? Ter gibis do Prancheta? Quem sabe personalizados? Fazer um workshop? Sugiram, compartilhem a idéia!





5 comentários:

  1. Aê! Rumo ao reconhecimento rs*
    Gente, acompanhe o bloog, vale super a pena o/

    Muito sucesso Doug ;*

    ResponderExcluir
  2. Esse cara é MUITO bom, sério!

    Já lí seus quadrinhos do "Sexta", realmente são de tirar o chapéu.

    ResponderExcluir
  3. Esse cara é MUITO bom, sério! /2
    Acessem o blog =D

    ResponderExcluir
  4. Esses comentários foram todos patrocinados pelo Prancheta Suja.

    ResponderExcluir