sexta-feira, 1 de abril de 2011

Retiro dos Artistas e Sala de Cinema Eduardo Coutinho

Esta semana, o Jacarepaguá Cultural conheceu um pouco mais do Retiro dos Artistas, conversamos com Juliana Domingos, que nos contou um pouco mais sobre as atividades culturais que estão ocorrendo no espaço.

Imagem: Sempretops.com

“Oficialmente fundada em 13 de agosto de 1918, no teatro Trianon, por 68 profissionais, passou por diversas reestruturações ao longo desses anos.
Hoje residem 50 artistas nas casas com sala, quarto, banheiro e pequena cozinha, além dos que vivem em regime de internação hospitalar. Eles convivem em vários pavilhões e serviços dentre eles: o pavilhão do antigo hospital que hoje funciona a internet comunitária embaixo, com biblioteca sem condições de atendimento ao público, no primeiro pavilhão funciona o Butikim das Estrelas, A Sala de Cinema Eduardo Coutinho e o Espaço de Teatro Alternativo. No segundo pavimento funciona o
 Curso Livre de Teatro.
Aos residentes são oferecidos aulas de yoga, fisioterapia, tratamentos odontológicos, salão de beleza e hidroginástica.”


O principal objetivo da visita era conhecer A Sala de Cinema Eduardo Coutinho, porém novas informações foram surgindo no decorrer da entrevista.

Sala de Cinema

Imagem: Juliana Domingos

A sala começou a ser construída há dois anos, após uma batalha na busca de patrocínios e inscrições em editais. Foi reestruturada a partir de um patrocínio da OI e de novas empresas que foram se agregando ao projeto, já o som foi projetado pela mesma equipe que montou o cineclube do CCBB.
Com 60 lugares, ar condicionado central, poltronas acolchoadas, espaço para deficientes físicos, cabine de projeção digital, a sala se torna um espaço muito aconchegante e convidativo. O acervo é formado pela Paramont, Globo Filmes, Tempo Glauber, O2 e a programação formada pela equipe do Retiro em conjunto com sugestões dos residentes, porém sugestão externas são sempre bem vindas.

 
No mês de abril? Sempre Grátis!
06/04 – Cleópatra – 13h30
09/04 – No Caminho do Elefante – 10h30
13/04 – Bye, Bye Brazil – 14h
16/04 – Dias Melhores Virão – 10h30
20/04 – Vinícius – 14h
27/04 – Chinatown – 14h
30/04 – Casablanca – 10h30


Cursos livres
O Retiro dispõe ainda de cursos livres como teatro (infantil e jovem/adulto) e dança de salão (todas as idades). Para participar basta se inscrever, de segunda a sexta das 09h as 18h, no próprio Retiro, as matrículas estão abertas até 15 e abril, a preços populares.
No teatro ao fim de um ano há a montagem de um espetáculo e na dança ao fim de todo mês, um baile. A dança é promovida pela academia do Rodrigo Barcellos e acontece aos Sábados de 15h as 17h.

Outras atividades também ocorrem no Retiro, como hidroginástica, alongamento, yoga, entre outras. Todas gratuitas a partir de 35 anos.

Teatro Iracema de Alencar
Sempre com peças tanto adulta como infantis, de diferentes gêneros, o espaço também é utilizado por colégios e pelo próprio Retiro para conclusão de turmas ou ano letivo. Os ingressos são a preços populares para democratizar o acesso e fomentar a cultura no bairro.

Festas anuais
O Retiro realiza ainda festas anuais de tradição como a festa julina do Retiro. Este ano já com data marcada de 30 de junho a 03 de julho.

Para maiores informações:
Retiro dos Artistas
Rua Retiro dos Artistas, 571 – Jacarepaguá
(21) 3382-3730

Fonte: Site do Retiro

Um comentário:

  1. Alem do retiro estão pipocando varias atividades culturais na area de cinema em jacarepaguá , na Frequesia tem o pessoal do camarim que faz o cinecamarim e naições do Cidade de Deus no apê , quadar do coroado tem acontecido exibções do beco dom rato da uma olhada no link :http://becodorato.wordpress.com/2011/04/04/dia-8-de-abril-sessao-com-5x-favela-cartao-postal-e-clipe-novo-do-emicida/

    ResponderExcluir