domingo, 9 de setembro de 2012

Assembleia Comunitária: Comitê Pró-comissão de Educação, Cultura e Lazer do Bairro de Jacarepaguá


O comitê pró-comissão de Educação, Cultura e Lazer do Bairro de Jacarepaguá, através de reuniões com diversas associações de moradores percebeu a importância do papel, cada vez maior, que terão a arte, cultura, educação e lazer em nossa região, como fatores para o desenvolvimento econômico, social e humano numa sociedade globalizada. As atividades ligadas à arte e à cultura estão entre as que mais crescem e as que mais geram renda e emprego em todo o mundo.

A Comissão de Educação, cultura e Lazer de Jacarepaguá buscará construir o intercâmbio entre as diversas comunidades do bairro de Jacarepaguá e suas ações. Assim esta proposta de cultura Viva Comunitária e educação Participativa, surgida dentro dos corações de pessoas comuns e instituições do Bairro, proporá uma administração e ocupação mais participativa dos aparelhos públicos de cultura, educação e lazer refletindo uma consciência mundial que se fortalece nos últimos anos, e que se traduziu, por exemplo, na aprovação em maio de 2004, em Barcelona, da Agenda 21 da Cultura, onde cidades e governos locais de todo o mundo assumiram o firme compromisso de fazer com que a cultura e educação sejam uma dimensão chave das suas políticas urbanas.

Pensar um bairro de cinco séculos, que tem uma diversidade cultural tão grande construída por meio de migrações nacionais, estaduais e na própria cidade deixa suas marcas fortes permitindo enxergar o Brasil radiografado em suas comunidades. Mas isso só irá acontecer se a Sociedade Civil e o Executivo Municipal compreenderem essas atividades não só como prioritárias para o desenvolvimento local, maximizando o seu potencial, mas como instrumentos poderosos para o fortalecimento dos laços comunitários, do diálogo cívico e da consciência democrática.

Local: Teatro Escola Sesc - Avenida Ayrton Senna, 5677
Data e horário: 15/09 das 13h às 15h

Nenhum comentário:

Postar um comentário