sábado, 29 de setembro de 2012

Diagnósticos e propostas para os setores da cultura no estado


Os Debates Setoriais no âmbito do Plano Estadual de Cultura estão em efervescência. Já estão na rede os primeiros textos relativos aos principais segmentos da cultura no estado – até o momento são 12 grupos, mas a ideia é incluir outros. Para abrir o ciclo de encontros presenciais, aconteceu, nesta sexta-feira, 28/9, às 9h, a Reunião de Museus como parte do evento Conexões IBRAM + Rio de Janeiro, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura e pelo Instituto Brasileiro de Museus/MinC, no Museu Histórico do Corpo de Bombeiros.

O trabalho do Plano Estadual de Cultura teve início em abril deste ano, quando foram formados 12 Grupos de Planejamento Setorial (GPS)para produzirem diagnósticos e propostas para os setores da cultura no estado. Ao longo das etapas, foram escolhidos autores para elaborar os textos para cada área, que começaram a entrar no ar neste mês. O processo, que visa à construção de políticas públicas de longo prazo, se inicia com o setor de museus.

Metodologia participativa

“A ideia é que todos os interessados contribuam pela internet, através de uma metodologia participativa, mas também presencialmente. Na Reunião de Museus, por exemplo, queremos fazer avançar a política setorial para esse segmento. O encontro é aberto ao público e conta com a presença dos autores dos quatros textos de diagnósticos preliminares relacionados ao tema”, explica Juliano Borges, coordenador dos Debates Setoriais.   

Dentre os textos de museus, estão o documento proposto pela Superintendência de Museus da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), fruto do processo de construção de uma política estadual de museus, e outros três artigos. No campo da formação, Helena Uzeda propõe um programa de capacitação de profissionais para os museus do estado do Rio de Janeiro. Já Luis Marcelo Mendes, Luiz Guilherme Vergara e Rosane Carvalho se dedicam aos processos de gestão museal. Clara Paulino, por sua vez, reflete sobre  as questões museológicas no interior do estado.

Com base nesses textos, a coordenação dos Debates Setoriais espera receber contribuições – diretrizes e estratégias – que possam auxiliar a formulação da futura política setorial para o setor de museus. “Estamos otimistas. Queremos mobilizar o maior número de pessoas para interagir com as análises. Depois, vamos reunir todas as contribuições em uma compilação e enviar de volta às Superintendências de cada área”, acrescenta Borges.

Os relatórios referentes aos museus já estão disponíveis no portal Cultura.rj, e qualquer pessoa pode participar enviando suas contribuições. Os textos dos demais setores não serão disponibilizados na internet ao mesmo tempo, mas divulgados em sequência.



Fonte: Secretaria de Estado de Cultura - http://www.cultura.rj.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário