terça-feira, 18 de maio de 2010

O Produtor Cultural, Cursos e Campos de Atuação

Este post pretende delinear sobre uma profissão cultural em especial, a de produtor cultural. Logicamente não pretende diminuir aqueles que batalham na produção, independente de formação, mas se há formação porque não falar de alguns cursos?

O produtor cultural ainda é visto de uma forma muito discriminada, embora existam produtores desde sempre (mesmo que sem este título) e com graduação desde 1995, pela Universidade Federal Fluminense. Comumente é visto como "eventólogo" ou "aquele que faz festas", muitas vezes pouco se sabe das atuações e campo de trabalho, por isso seguem algumas informações acerca da profissão e cursos.


Produtor Cultural

A área de atuação do produtor cultural é muito ampla, em linhas gerais este profissional, a partir de uma instrumentalização teórico-prática e de uma capacitação crítica, se encaminhará para a criação e organização de projetos e produtos artísticos-culturais, lidando com todas as etapas implicadas neste processo.
O produtor pode atuar em Centros Culturais, Museus, Galerias de Arte, Fundações, Institutos, Teatros, Cinemas, Bibliotecas, Escolas e Universidades, Orgãos Oficiais de Cultura (municipais, estaduais ou federais), Organizações Não Governamentais, Indústrias Cinematográfica e Fonográfica, Empresas de Rádio e Televisão, Setores de Marketing Cultural, Empresas de Produção Artística e Escritórios de Direitor Autorais, etc. Ou seja, o campo é cada vez mais amplo, até porque não podemos limitar a cultura. Aqui o conceito de cultura abrange  “todo complexo que inclui conhecimento, crenças, arte, morais, leis, costumes e outras aptidões e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade” por Edward Tylor e referenciado em Cultura: Um Conceito Antropológico de Roque de Barros Laraia.
O produtor cultural, portanto, pode criar, interceptar, desenvolver, participar de uma diversidade de práticas no campo da cultura, abaixo mais sobre os cursos, grade curricular, Universidades, etc.

Superior de Tecnologia

CST em Produção Cultural - IFRJ RJ

O Curso Superior de Tecnologia em Produção Cultural tem como objetivo geral a formação de profissionais que compreendam a cultura como construção coletiva. Dessa forma, objetiva a formação acadêmmica por meio da constução de conhecimentos teóricos e práticos nas áreas de onhecimento das Ciências Humanas, Letras e Artes. 
Atualmente o Curso possui um grupo do Programa de Educação Tutorial (PET) em andamento.

Endereço: Nilópolis - RJ
producaocultural.cnil@ifrj.edu.br
Bacharelado


Produção Cultural - Universidade Federal Fluminense

Curso reconhecido pelo MEC voltado principalmente para o aparato teórico-reflexivo. O currículo foi construído de modo a fornecer uma perspectiva interdisciplinar da cultura e da arte e oferecer conhecimentos básixos dos vários meios de expressão artísticos com os quais o produtor cultural irá lidar, além de instrumentalizar em planejamento e administração cultural.
A grade curricular conta com disciplinas nas áreas como Teatro, Dança, Música, Artes Plásticas, Audiovisual, Literatura, Administração, Elaboração de projetos (Evento, Ação Cultural, Espaço Cultural, Políticas Culturais), Marketing Cultural, entre tantas outras e a opção de optativas e eletivas de outros cursos.
Seleção através de um vestibular, reingresso (para quem já possui um diploma de curso superior) e o de transferência, para quem cursa uma faculdade afim em outra instituição de ensino superior, pública ou privada. Período de 3 anos e meio a 4 anos.

Endereço: São Domingos - Niterói - RJ.
Telefone: (21) 2629-2805 / (21) 2629-2806


Ciências Sociais - Produção e Política Cultural - Universidade Cândido Mendes

O curso tem como diretriz principal formar profissionais para atuar de forma reflexiva e empreendedora no universo da produção de cultura no Brasil, qualificando-os para exercer funções múltiplas nos âmbitos da elaboração, captação, gestão e realização de projetos culturais, nas diversas áreas dos meios de expressão. 
A grade curricular compreende também as áreas culturais, Políticas Culturais, Direito Autoral, Patrimônio, Elaboração e Gestão de Projetos, Administração, Produção Executiva, Turismo Cultural, etc.
Universidade privada em que o acesso é realizado através de processo seletivo: PROGRAMA DE ACESSO DIFERENCIADO – PAD
O PAD consiste em uma avaliação diferenciada do candidato, composta de uma redação e de uma entrevista. As Inscrições podem ser efetuadas em qualquer Unidade da UCAM, nas coordenações PAD. Período de 3 anos.

Endereço: Centro PIO X - Centro - RJ
Telefone: (21) 2233-9294

http://www.ucam.edu.br/ensino/graduacao/detalhe.asp?id=32

Produção Cultural - IFRJ RJ

O Curso Bacharelado em Produção Cultural tem como objetivo geral a formação de profissionais que compreendam a cultura como construção coletiva. Dessa forma, objetiva a formação acadêmmica por meio da constução de conhecimentos teóricos e práticos nas áreas de onhecimento das Ciências Humanas, Letras e Artes. 


Endereço: Botafogo - Rio de Janeiro - RJ

MBA

Gestão e Produção Cultural - FGV RJ

sta da área e quer se especializar é interessante conhecer mais sobre estes cursos e seus desdobramentos.  Aqui em Jacarepaguá já existem muitos Espaços de Cultura, vide a coluna acima “Espaços Culturais”, produtores culturais e projetos sócio-culturais, alguns em conjunto com a educação. Cada vez mais o produtor cultural está sendo
O MBA em Gestão e Produção Cultural oferece um elenco de disciplinas especialmente voltado para a formação do profissional da área de cultura, tanto no âmbito público quanto privado, seja ele gestor de organizações, produtor cultural ou formulador de políticas para o setor.
Ao final do curso, este profissional deverá estar melhor preparado para conduzir de forma sustentável projetos complexos, posicionando-os de forma a explorar as melhores oportunidades em cada área de atuação no setor. Esse profissional estará em melhor posição para formatar, promover e financiar seus projetos, bem como dar conta dos resultados para financiadores e para a sociedade.

Endereço: Nilópolis - RJ
producaocultural.cnil@ifrj.edu.br
Para quem gosta da área e quer se especializar é interessante conhecer mais sobre estes cursos e seus desdobramentos.  Aqui em Jacarepaguá já existem muitos Espaços de Cultura, vide a coluna acima “Espaços Culturais”, produtores culturais e projetos sócio-culturais, alguns em conjunto com a educação. Cada vez mais o produtor cultural está sendo reconhecido e todos que tem interesse, mesmo que não na profissionalização, podem contribuir com a cultura de sua região. Basta procurar um Espaço, os projetos e buscar saber mais, participar, interferir e ser parte deste processo que envolve a todos.

Fonte: LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006

6 comentários:

  1. Muito legal esse post, e bastante informativo! Estudo publicidade, e quando terminar pretendo cursar produção cultural na UFF. É uma área bastante interessante e vasta, e é uma pena que a maioria das pessoas não tenha essa noção. Espero que com o passar do tempo os profissionais da cultura sejam cada vez mais valorizados!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Dandara e com certeza acredito nessa valorização! Qualquer informação a mais, cursei Produção Cultural na UFF, é só entrar em contato!

    ResponderExcluir
  3. Regi, o IFRJ não é mais tecnologo, viraram Bacharelado.
    Também postei que era tecnologo no TagCultural e vieram me corrigir.
    beijoos e ótimo post!

    ResponderExcluir
  4. Olá Regiane!Pretendo fazer Produção Cultural na UFF. Já que vc cursou lá, gostaria de sua opinião sobre o curso, como anda o mercado de trabalho, vc conseguiu uma colocação? Estou bastante curiosa e ansiosa para trabalhar na área, mas confesso que tenho um pouco de receio de não dar certo. Eu tenho pesquisado bastante sobre a área, mas gostaria da opinião de quem já atua nela. Desde já te agradeço! Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Olá Clau, eu acho um curso bem conceituado, principalmente no que diz respeito a busca no mercado de trabalho. Acabamos tendo bastante respaldo em seleções, pelo menos eu vi isso nos processos seletivos. Bem como curso te dá uma base boa em relação a área, a teoria das artes em geral e, se souber buscar também, boa base prática, junto a participação ativa nos trabalhos e projetos. Claro que ter o curso não é garantia de emprego e nem de estabilidade, visto que o campo da cultura ainda é bastante instável e muitos produtores acabam realizando diversos trabalhos ao mesmo tempo para ter mais estabilidade. Mas acredito que sempre haverá espaço para aqueles que tentam, se especializam e procuram não se fechar a nenhuma área específica. Há ainda a saída com projetos próprios.

    ResponderExcluir