segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Caravana do edital do Funk chega a Cidade de Deus

A Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, recebeu nesta quinta-feira, 1º de setembro, a primeira caravana para apresentação do edital Criação Artística no Funk, publicado na véspera pela Secretaria de Estado de Cultura.  Num encontro que contou com a apresentação de MCs, técnicos da secretaria estiveram no Centro de Referência da Juventude para tirar as dúvidas sobre a seleção pública. Essa é uma das iniciativas inéditas deste ano, dentro do pacote de mais de 40 editais lançados pela secretaria, e que dá aos territórios populares a oportunidade de produzir videoclipes, CDs e projetos de memória, comunicação e circulação do funk. 


O evento foi transmitido ao vivo pelo programa de rádio Funk Nacional, da Rádio Nacional AM (1130 Khz), e será comandado pelo MC Leonardo, de segunda a sexta-feira, das 15h às 16h. O MC Leonardo foi um dos idealizadores do projeto que acabou por revogar, há exatamente dois anos, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), a lei que restringia bailes funk no estado. Esse movimento ajudou a combater a discriminação ao gênero. 
Marcus Faustini, superintendente de Cultura e Sociedade da Secretaria de Cultura do Estado do RJ, destacou, durante o evento, que o lançamento dos editais não é suficiente; é preciso ainda que haja caravanas como a desta quinta-feira para aproximar as comunidades da proposta de incentivo. Lembrou ainda, que o edital contempla a criação, o intercâmbio e a produção de CDs, DVDs, sites e videoclipes.  Durante o encontro, a MC Jennifer disse que a iniciativa é de grande importância por reconhecer o movimento como de criação e arte. Ela procurou saber mais sobre os editais para passar a informação adiante: a MC está formando grupos na Cidade de Deus para divulgar a seleção pública.

Serão selecionados pela Secretaria 25 projetos, que receberão R$ 20 mil, cada, totalizando R$ 500 mil. Para MC Leonardo, porém, os valores não importam tanto: “O importante é estar incluído numa política cultura”, disse ele.

Antes dos esclarecimentos com os técnicos, todos puderam ouvir os artistas em ação: se apresentaram os MCs Marcelo Negrão, Marquinho, Pingo, Junior, Leonardo, Chacal e Marquinho.



Fonte: http://www.cultura.rj.gov.br/materias/caravana-do-edital-do-funk-chega-a-cidade-de-deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário