segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Marta Porto pede demissão da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural, do Ministério da Cultura


A Secretária de Cultura e Diversidade Cultural Marta Porto pediu demissão do cargo na semana passada, devido a divergências com a ministra Ana de Hollanda. A ex-secretária alegou em um texto publicado em sua página no Facebook que “Só tem sentido estar a frente de um cargo público se há espaço e confiança para desenvolvermos um projeto de verdade, com as redes da cultura, mas também dos direitos humanos, da infância, da juventude, daquelas que ampliam nosso processo democrático”, expondo publicamente as razões da sua saída, que repercutiu significativamente, com algumas manifestações a respeito também no Twitter.

Ela denunciou que sua equipe vinha trabalhando “14, 15 horas por dia nesses últimos meses” para elaborar seus projetos, nos quais “o acesso à cultura, as trocas culturais, a conquista das causas que marcam o nosso tempo, como meio ambiente e direitos humanos” se apresentariam como referência do governo, e procurariam atender “ao chamado da presidente Dilma Roussef, de ‘contribuir para a alma da democracia brasileira’”.

Marta e Ana já estão em conflito há um tempo, com a incidência, inclusive, de uma articulação organizada pelo presidente da Funarte Antonio Grassi para a ex-secretária substituísse a ministra no cargo. Com sua saída da secretaria, o grupo de petistas perde um espaço significativo no ministério, o que vai influenciar diretamente nos rumos da tomada de decisões em torno das políticas públicas para cultura daqui pra frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário